Mudança na indústria farmacêutica impulsiona operação logística da Andreani

Operadora logística já cresceu 23% este ano com maior demanda por medicamentos de prescrição

Uma nova direção da indústria farmacêutica vem impulsionando os negócios na Andreani, operadora especializada na logística de medicamentos e produtos de saúde. De origem argentina e há mais de 20 anos em atuação no Brasil, a empresa já ampliou em 23% o faturamento neste ano na comparação com o mesmo período de 2021.

 As farmacêuticas, em especial as de capital estrangeiro, vêm acelerando uma mudança no portfólio ao se desfazerem de produtos maduros para priorizar medicamentos de prescrição e de maior valor agregado.

O movimento ganhou intensidade no Brasil a partir de decisões recentes como a do STF, que derrubou os prazos extras de patentes de remédios e equipamentos de saúde.

“Esse cenário aumentou a distribuição de remédios mais sensíveis, sujeitos a condições especiais de temperatura e transporte”, ressalta o gerente comercial Ramon Peres.

A saner, entre os clientes da Andreani estão Abbott, Johnson & Johnson, Novartis e Pierre Fabre, além de distribuidoras de medicamentos como a Oncoprod. A operadora ainda contribuiu para viabilizar o acesso a vacinas, por meio de contrato com o Instituto Butantan.

Investimento milionário em tecnologia

Para absorver essa nova demanda, a empresa já investiu R$ 10,5 milhões em novas tecnologias. Os recursos contemplaram capacitação da equipe, atualização de softwares e ampliação da frota.

Um dos mais recentes investimentos foi a implantação de colar-pallets que permitem dobrar a capacidade logística, ao garantir o empilhamento das mercadorias em double-deck.

“Uma carreta que transportava 28 pallets na horizontal passou a transportar 56. Com isso verticalizamos a distribuição e reduzimos a ociosidade da frota”, explica Peres.

 “Além disso, adotamos uma ferramenta de e-commerce para medicamentos, monitoramento de temperatura, oferta de embalagens térmicas qualificadas para transporte de vacinas, serviço de transporte DTA – Declaração de Trânsito Aduaneiro para mercadoria importada e rastreabilidade de medicamentos”, completa.

 Fonte: Andreani Logística

Foto: Divulgação

Deixe um comentário