Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Notícias

Pacientes com Covid-19 apresentam quadros de trombose

Por Guia da Farmácia 30 de abril de 2020 Atualizado em: 28 de abril de 2020 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura
pacientes-com-covid-19-apresentam-quadros-de-trombose

Evidências clínicas do Covid-19 têm revelado a formação de trombos em pacientes com ou sem histórico de doenças vasculares. Os anticoagulantes já vêm sendo usados no auxílio do tratamento da infecção com o vírus SARS-Cov-2, em pacientes na fase moderada ou aguda da doença, em hospitais do Brasil. Além dos protocolos de prevenção à trombose em casos de internação, um dos principais motivos da ministração da droga, foram as evidências de formação de trombos pulmonares, causados por Trombose Venosa Profunda (TVP).

A trombose é a formação de coágulos no interior das veias e artérias, que causam a obstrução total ou parcial dos vasos. Os locais de maior incidência da doença são as extremidades, principalmente pernas e pés. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 37 segundos, uma pessoa morre por complicações de um coágulo sanguíneo. De fato, as comorbidades vasculares estão entre os fatores de risco do novo coronavírus.

Até o momento, não existe nenhum estudo concluso a respeito de problemas vasculares causados pela infecção viral. Contudo, alguns pacientes com Covid-19 estão apresentando maior suscetividade a desenvolver coágulos sanguíneos. Alguns estudos em andamento foram publicados em revistas de conceito na comunidade científica, acerca da correlação da trombose e o Covid-19.

Dentre eles, uma pesquisa realizada em um hospital de São Paulo, publicada pela revista British Medical Journal (BMJ), apontou que pacientes com Covid-19 apresentaram melhoras após o uso de anticoagulantes. De acordo com as evidências destacadas na análise, os infectados apresentam uma produção exacerbada de citocinas. Por sua vez, o excesso dessa proteína celular pode causar inflamações que levam à formação de microcoágulos nos vasos sanguíneos. Assim, o pulmão deixa de receber sangue e oxigênio, o que seria a grande causa da sensação de falta de ar em pacientes infectados com o novo coronavírus.

Trombose em pacientes com Covid-19

Não somente os pulmões são acometidos pela trombose, médicos vasculares têm identificado a presença de coágulos em várias partes do corpo de pacientes com Covid-19. A exemplo, o caso do ator Nick Cordero, que teve sua perna amputada, por complicação da infecção. Após a detecção de uma trombose nos dedos dos pés, o astro foi medicado com anticoagulante, entretanto, teve uma hemorragia intestinal e precisou suspender o seu uso. Assim, a formação de trombos não pôde ser impedida e ele acabou perdendo o membro.

O cirurgião vascular e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Dr. Bruno Naves, explica que o uso de anticoagulantes associado ao tratamento da infecção precisa de cautelas. “O coronavírus não é a única doença do mundo. Ela pode ser uma pandemia no momento, mas os pacientes continuam a ter hipertensão, diabetes, apendicite, enfim. A vida e as doenças continuam. Então, quando um paciente está internado em estado grave, é avaliado pelo médico assistente que vai analisar os riscos e benefícios do uso de cada medicamento”, afirma o especialista.

Dr. Bruno Naves ainda alerta que pacientes com alterações na hemostasia e uso concomitante de medicamentos que a afete; histórico de úlcera péptica; acidente vascular cerebral isquêmico recente; hipertensão arterial grave, não controlada por medicamentos; retinopatia diabética; neurocirurgia ou cirurgia oftálmica recente; insuficiências hepática ou renal precisam de cautela no uso do medicamento, pois, há grandes riscos de hemorragia. “É importante ter especial atenção em mulheres grávidas e em pacientes que fizeram cirurgia de próstata, fígado e vias biliares”, completa.

A recomendação da SBACV é de que pacientes com histórico de doenças vasculares façam o acompanhamento com um angiologista ou um cirurgião vascular. Entretanto, independente de doenças prévias, caso a pessoa apresente sintomas de trombose, como dor, inchaço e mutação de cor e temperatura, principalmente dos membros periféricos, como pernas, pés, braços e mãos, deve procurar um centro clínico imediatamente.

 

Foto: Shutterstock

Fonte: SBACV

 

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Saúde Pública em Emergência Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

O desafio da fidelização no varejo farmacêutico e o papel da tecnologia

5 de novembro de 2025 Leia mais »

Expansão do Site II impulsiona crescimento no segmento de colírios

3 de novembro de 2025 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

Visitas via IA: beleza e farma são destaques

Visitas via IA: beleza e farma são destaques

17 de novembro de 2025
Dormir bem é o novo skincare

Dormir bem é o novo skincare

17 de novembro de 2025
Preparando a farmácia para a Geração Z: comportamento e expectativas

Preparando a farmácia para a Geração Z: comportamento e expectativas

17 de novembro de 2025
Alexandre Spínola é o novo gerente de Marketing da Pague Menos

Alexandre Spínola é o novo gerente de Marketing da Pague Menos

17 de novembro de 2025
Confira os medicamentos mais falsificados no Brasil

Confira os medicamentos mais falsificados no Brasil

17 de novembro de 2025