Como organizar a categoria de leites e papinhas?

A definição do onde, do como e do quanto deve ser aplicada para organizar a categoria, é dada da seguinte forma: de análises quantitativas e qualitativas e executá-las a partir do processo de Gerenciamento por Categorias (GC), a primeira etapa é definir no layout o espaço adequado.

Segue um resumo do modelo de como organizar a categoria:

Premissas básicas:

1. Empresa tem uma estratégia clara (propósito bem delineado).
2. Conhecimento do shopper.
3. Categorias bem definidas e seus papéis.

Para definir a distribuição “ótima”, é necessário:

1. Análise da situação atual.
2. Avaliar possíveis melhorias – detalhando uma proposta.
3. Implementação da proposta.
4. Monitoramento dos resultados e correção de rotas.

Mapeamento da situação atual: levantar como estão posicionadas as categorias, importância e desempenho das mesmas, onde estão as de maior e menor valor, fluxo de clientes, áreas quentes e frias, etc.
Recomendação: após avaliar e identificar a situação atual (o que tem na loja, onde estão e como estão as categorias, plano de negócio), propor melhorias:

A) Análise qualitativa.
B) Papel das categorias: pensar em como facilitar a interação do cliente com as diferentes categorias, a circulação na loja e a própria rotina de operação da loja.
C) Estratégia da categoria: para cumprir seus objetivos de vendas, os varejistas estabelecem objetivos em relação às principais categorias – o que esperam: aumentar tráfego, aumentar transação, lucro, etc. A execução dessas estratégias pode ser facilitada com um posicionamento adequado no espaço físico:

Métricas: maior detalhamento (processo mais avançado e opcional). Envolve o detalhamento do tamanho físico dos produtos, espaço na prateleira, participação nas vendas, lucro, giro, número de itens, ritmo de inovação, validade, sortimento, tempo de prateleira, etc.

Implementação: como “minimizar” o impacto ruim da mudança. Devem ser pouco frequentes e tudo de uma vez.
Avaliação: avaliação do mercado, estabelecimento de objetivos a partir de desempenho passado e expectativas futuras, considerando o ambiente no qual se opera na atualidade, definição de mudanças e medição de resultados.

O segundo passo é aplicar cada etapa/processo do gerenciamento para a categoria ou solução definida. Processos:

• Definir a categoria (o que entra e não na solução);
•  Papel;
•  Estratégias;
•  Táticas.

Em relação aos produtos mencionados, as indústrias recomendam criar como se fosse o corredor das fases/crescimento que deveria ser considerando o sentido do fluxo da direita para esquerda.
Nutrição – onde entram fórmulas infantis – seguida de papinhas e de cereais infantis, cereais matinais família, leites em pó – crescimento/fases + leite em pó, modificadores do leite, aveias e suplementos.
Claro que tudo depende do perfil da loja, do tamanho, espaço dedicado, da quantidade e do tamanho dos módulos.

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Sobre o colunista

Fátima Merlin, fundadora da Connect Shopper, consultora de varejo e shopper marketing, especialista em gerenciamento por categoria, palestrante e autora do livro “Meu cliente não voltou, e agora?”.

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