Ambos são importantes. Mas de nada adianta realizar a melhor compra se a demanda não corresponde. Sou partidária de que controlar o estoque é garantir a saúde financeira da farmácia. O estoque é o “coração” da farmácia; se ele não vai bem, tudo pode ficar comprometido.
Você deve ter bem claro que o sucesso financeiro não é apenas o volume geral de vendas ou como realizar a melhor compra, mas sim o quanto cada produto contribui para o lucro do estabelecimento.
Cada item vendido na farmácia contribui de alguma forma para o lucro geral dela e conhecer esse dado é de extrema importância ao sucesso do trabalho.
Por isso compor o estoque exige um grande investimento. Como nenhuma empresa pode imobilizar capital em estoques gigantescos, é importante dimensionar a variedade dos itens, com atenção especial para os medicamentos.
Todo o cuidado com estoque está pautado no estudo e acompanhamento da previsão do consumo e na demanda do produto. A previsão é o ponto de partida de todo o planejamento financeiro de uma farmácia.
Para entender bem, é preciso saber que a previsão de demanda dos estoques pode se classificar em duas categorias:
• Quantitativa: são as informações que podem ser medidas de forma objetiva. São fruto de relatórios, contagens, anotações e registros feitos manualmente ou pelo computador.
• Qualitativa: são as informações baseadas em desejos, opiniões, sentimentos; portanto, são subjetivas. As farmácias localizadas em regiões periféricas são mais suscetíveis a aspectos regionais. Já as de grandes centros são influenciadas pela mídia e campanhas promocionais.
As técnicas de previsão de consumo podem ser classificadas em três grupos e geralmente as farmácias mesclam um pouco de cada um deles em seu planejamento:
• Projeção: são aquelas que admitem que o futuro será repetição do passado ou as vendas evoluirão no tempo, segundo a mesma lei observada no passado, esta técnica é essencialmente quantitativa.
• Explicação: são basicamente aplicações de técnicas de regressão ou correlação. Observando a saída do medicamento “X” e correlacionando com as dos outros concorrentes, é definida a nova demanda, sempre em relação às demais.
• Predileção: funcionários e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evolução das vendas. Balconistas mais antigos e conhecedores do mercado local e do produto conseguem estimar a procura por um item em especial.
Opte sempre pela reposição pela saída do produto, do que por compras enormes com preços mais vantajosos; caso comprometa seu caixa, vai ter muito mais dificuldade para trabalhar sua farmácia.