Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Mercado»Veja como cadastrar o Pix na sua farmácia
    Mercado

    Veja como cadastrar o Pix na sua farmácia

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia5 de outubro de 2020Atualizado em:9 de outubro de 2020Nenhum comentário4 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    pix-cadastramento-das-chaves-comeca-hoje-veja-como-vai-funcionar
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    A partir desta segunda-feira (5), os brasileiros já podem cadastrar oficialmente suas informações nos bancos e instituições de pagamento para o PIX, o novo meio de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central.

    Até o momento, 677 instituições já foram aprovadas para oferecer o serviço a clientes e iniciar nesta semana o cadastro das chamadas “chaves PIX” .

    “Dentre as instituição aprovadas, há uma multiplicidade de agentes, entre bancos, cooperativas, instituições de pagamentos, fintechs, financeiras, entre outros”, informou o BC.

    Embora muitas instituições financeiras tenham lançado um pré-cadastro para seus clientes, elas terão, ainda, que confirmar, a partir desta segunda, com os clientes o efetivo cadastramento das chamadas “chaves PIX”.

    O que é “chave PIX”?

    A “chave PIX” é uma espécie de “apelido” ou “atalho” para identificar e localizar cada conta no sistema.

    O cliente poderá cadastrar como chave um número de celular, um e-mail ou o CPF ou CNPJ.

     Ao criar o criar uma chave, o usuário realizará transações de maneira mais simples e ágil, mas o cadastramento não é obrigatório.

    O serviço propriamente dito será ativado no dia 16 de novembro em todo o País, mas, a partir do dia 3 de novembro, o PIX começará a ser disponibilizado já para alguns clientes selecionados para uma fase de testes.

    A expectativa é que o sistema seja o grande substituto de DOCs e TEDs, por ser gratuito, instantâneo e estar disponível a qualquer hora, sete dias por semana. 

    A previsão é que a maioria das transações seja aprovada e finalizada em até 10 segundos.

    Como cadastrar a ‘Chave PIX’?

    Para usar o PIX, bastará, então, ter uma conta corrente, conta poupança ou uma carteira digital de uma instituição financeira com cadastro no PIX.

    A opção estará dentro do aplicativo bancário e no internet banking do cliente, assim como já estão outras funcionalidades, como DOC e TED.

    Com o cadastro de uma “chave PIX”, as transferências poderão ser realizadas de maneira mais ágil.

    Isso porque vinculará as informações básicas do usuário aos dados completos que identificam a conta do cliente.

    Com o cadastro, então, bastará informar a “chave PIX” para um contato para receber uma transferência.

    Ao digitar a chave, os dados da conta do destinatário aparecerão automaticamente na hora de realizar a transação, bastando conferir a identificação e digitar os valores antes de confirmar a operação.

    4 tipos de Chave PIX que poderão ser usadas e cadastradas 

    1. Número de CPF/CNPJ;
    2. Endereço de e-mail;
    3. Número do telefone celular
    4. EVP (sequência alfanumérica de 32 dígitos que, após solicitação do cliente ao seu banco, será enviada pelo Banco Central à instituição, e com ela será possível criar um QR Code, sem necessidade de ter que informar o CPF, telefone ou email a um desconhecido).

    Não será possível, porém, vincular uma mesma chave para mais de uma de uma instituição financeira.

    Ou seja, se no banco A, o cliente cadastrar um email, no banco B terá que cadastrar um outro e-mail ou então o número de celular ou CPF.

    Uso de QR Code

    As transações pelo PIX poderão ser feitas também por meio de QR Code, o que permitirá que o cliente tanto efetue um pagamento no comércio ou então que gere um código próprio para receber uma transferência, podendo inclusive já definir o valor da transação.

    No lugar de informar os dados de uma conta para depósito; bastará por exemplo enviar um QR Code por email ou aplicativo de troca de mensagens.

    O QR Code possuirá dois formatos no PIX:

    • Estático: que poderá ser utilizado para transferências ou compras no comércio, quando as informações para pagamentos tem preço fixo (Exemplo: vendedor de água de coco)
    • Dinâmico: que poderá ser utilizado quando as informações para pagamentos muda (Exemplo: supermercado, quando o valor de cada compra é diferente)

     

    O Banco Central não fixou um valor máximo para as transações que forem feitas pelo PIX.

    Os bancos e participantes estão, dessa forma, autorizados, entretanto, a estabelecer limites máximos para as operações, visando diminuir o risco de fraudes.

    Assim, as instituições financeiras e de pagamento poderão estabelecer limites por usuário pagador, por transação, por dia ou por mês.

    De acordo com a Febraban, num primeiro momento, os limites deverão ficar em linha aos que hoje são permitidos para TED e compras com cartão de débito.

    Foto: Shuttertock

    Fonte: G1

    Banco cental clientes novos clientes pix pix como cadastrar pix como fazer
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    PIX continua igual, gratuito e sem alteração, alerta Febraban

    16 de janeiro de 2025

    97% dos brasileiros usam Pix como meio de pagamento, segundo Ipsos

    16 de dezembro de 2024

    Farmacêuticas se movimentam para entrar na disputa pela Medley

    10 de dezembro de 2024

    Pix alcança 239,9 milhões de transferências em um único dia

    5 de dezembro de 2024

    Exclusivo: Sundown anuncia primeira collab da história com Anacapri

    18 de novembro de 2024

    Pix deverá movimentar quase 60% a mais em 2024

    12 de novembro de 2024
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Prescrição em Debate

    Prescrição em Debate

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Edifício do Associativismo: o futuro do varejo farmacêutico

    6 de maio de 2025
    Leia mais »

    Inovação no mercado de enxaguantes bucais

    5 de maio de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Farmacêuticas nacionais lideram vendas de genéricos

    23 de maio de 2025

    DaBelle lança Gelatina Abacate Nutritivo para definição dos cabelos

    23 de maio de 2025

    Pfizer investe mais de US$ 524 milhões em Pesquisa Clínica na América Latina

    22 de maio de 2025

    Fim dos carecas? Cientistas criam produto que faz o cabelo voltar a crescer

    22 de maio de 2025

    Pague Menos é a primeira farmácia oficial do The Town

    22 de maio de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.