Por mais brilho

A perda da luminosidade e a aparência de pele opaca tornam-se comuns com os maus hábitos do dia a dia, especialmente no outono e inverno

Pele opaca existe! Geralmente, ela é caracterizada pela aparência sem viço, é mais ressecada e áspera. A boa notícia é que mudar esse aspecto não está tão difícil.

Existem peles que são naturalmente opacas ou podem se tornar assim devido a alguns fatores, como a poluição, as variações de temperatura e a exposição aos raios ultravioleta (UV). “Além disso, alguns hábitos, como tabagismo, alimentação desequilibrada, exposição ao Sol, estresse emocional e noites mal dormidas, podem se refletir na forma de uma pele sem vitalidade e luminosidade”, alerta a dermatologista na Clínica Adriana Vilarinho, Dra. Natalie Haddad.

A camada mais externa da pele, chamada epiderme, deve ter 20% de água. Quando não consegue manter esse percentual, isso já repercute externamente, de acordo com a dermatologista professora titular do Serviço de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes, Profa. Denise Steiner.

“Quando você não tem a produção adequada de hidratação natural da pele, normalmente, tem uma característica opaca. Algumas situações que também repercutem na pele são o consumo inadequado de proteínas e também doenças em geral, por exemplo, câncer”, pontua a Profa. Denise. Segundo a dermatologista membro da American Academy of Dermatology, Dra. Luciana Scattone, é possível identificar a pele opaca por meio do “teste da pinça”. “Neste teste, o profissional realiza um movimento de pinça com a ponta dos dedos e aguarda a resposta da pele pinçada. Sew ela demorar para retornar ao lugar, temos uma pele desidratada”, esclarece.

PELE LUMINOSA 365 DIAS DO ANO

A sensação é de frescor, suavidade e renovação. Para garantir essa radiância, é necessário aderir alguns hábitos diários, que irão tornar a pele uniforme. Essa rotina deve ser feita para devolver à pele o viço, a hidratação e o glow natural, além de contribuir com a saúde do organismo como um todo.

Lavar o rosto: lavar a pele com água em temperatura ambiente e de preferência selecionar sabonetes neutros, evitando o uso de esfoliantes e ácidos agressivos em sua composição.

Hidratação: após a lavagem, aplicar um hidratante com boa absorção e, para este processo, preferir produtos com consistência de gel creme ou creme ricos em ativos. A hidratação também implica na ingestão adequada de água diariamente.

Ativos que devem fazer parte da rotina: vitamina C, antioxidantes, ácido hialurônico, peptídeos, retinol ou ácido glicólico (em baixa concentração). O ácido hialurônico, por exemplo, possui alta capacidade de reter água e, por isso, impulsiona a nutrição do rosto. A ureia 5% e a glicerina também são ótimos hidratantes.

Vitamina C: é uma ótima aliada da pele porque potencializa o efeito do filtro solar, atua como antioxidante, estimulando a produção de colágeno e elastina, combatendo o envelhecimento precoce e, assim, suavizando rugas e linhas de expressão

Fontes: dermatologista na Clínica Adriana Vilarinho, Dra. Natalie Haddad; dermatologista professora titular do Serviço de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes, Profa. Denise Steiner; e dermatologista membro da American Academy of Dermatology, Dra. Luciana Scattone.

CONQUISTA DO BRILHO NATURAL

Uma pele saudável e bem cuidada tem um brilho natural que a deixa com uma aparência muito mais bonita. Conquistar esse radiante pode se tornar muito fácil com alguns hábitos diários, que irão torná-la uniforme, devolver o viço, hidratar e deixá-la bem iluminada, com o famoso “efeito glow”. Mas não se deve confundir o brilho causado pela oleosidade com o efeito glow, este, sim, reflete uma pele radiante e luminosa. Consumir bastante água durante o dia é fundamental para a hidratação da pele. O líquido atua na eliminação de toxinas e previne a desidratação interna, uma das responsáveis pelo aparecimento de rugas. Além disso, fornecer todos os nutrientes e vitaminas necessários é muito importante para alcançar uma aparência iluminada.

“Quando a pele está com a aparência ressecada ou cansada, também pode ser devido à falta de ômega 3 na dieta. Essa substância atua na hidratação e no combate a inflamações e pode ser encontrada no abacate, na linhaça, no salmão e no atum, por exemplo. Entre as vitaminas, combinar a C e a E, que combate e previne o envelhecimento celular e pode ser encontrada em folhas verde-escuras”, lista a Dra. Natalie.

 

Imagem: Shutterstock

Deixe um comentário