RD Saúde encerra primeiro trimestre de 2024 com 3.010 farmácias

Dona das bandeiras Raia e Drogasil registra lucro líquido ajustado de R$ 213,7 milhões, crescimento de 4,8% em relação ao período anterior

A RD Saúde, marca corporativa da Raia Drogasil, anunciou seus resultados referentes ao 1º trimestre de 2024 (1T24).

A companhia registrou neste período uma receita bruta de R$ 9,8 milhões, um crescimento de 15,3%, e market share nacional de 16,2%, um incremento anual de 0,9 pp.

Além disso, o lucro líquido ajustado totalizou R$ 213,7 milhões, crescimento de 4,8% em relação ao 1T23. A margem líquida foi de 2,2% da receita bruta, uma redução de 0,2 pp em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Vendas

No 1T24, as vendas de medicamentos de marca aumentaram 12,6% e genéricos de 14,9%. O destaque do trimestre foi em perfumaria, que cresceu 20,0%.

O segmento de OTC cresceu 13,1%, considerando a elevada base de comparação que incluiu receitas de produtos relacionados à pandemia do COVID-19.

Lojas físicas

A empresa encerrou o período com um total de 3.010 farmácias, inaugurando 62 novas unidades no trimestre e encerrando a operação de 5 unidades. No 1T2023 a rede tinha 2.746 farmácias, número que aumentou desde então.

De acordo com a companhia, a expansão propicia a diversificação geográfica e demográfica, afinal agora a rede está presentem em 587 cidades, 38 a mais do que no 1T23.

Das 277 aberturas brutas efetivadas nos últimos 12 meses, 73% ocorreram fora do estado de São Paulo, o mercado de origem da companhia.

Inclusive, dentre as 319 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, a RD Saúde possui 308 farmácias operando ou em processo de inauguração.

Outro dado mostra que 83% das aberturas de unidades nos últimos doze meses possuem formato popular ou híbrido, perfis que atualmente representam 59% da rede.

Serviços de saúde

A RD Saúde possui quase 2 mil farmácias ofertando o portfólio de serviços em salas Sua Saúde, além de 317 unidades com salas de vacinas. No 1T24, essas farmácias realizaram 1,3 milhão de atendimentos farmacêuticos, sendo 177 mil exames de análises clínicas, 48 mil aplicações de vacinas e 1,1 milhão de outros serviços.

Segundo a companhia, esses atendimentos ajudaram a reposicionar as farmácias como hubs de saúde e fortalecer os vínculos com os clientes.

Avanços no digital

Já nos canais digitais, atingiu R$ 1.550,0 bilhão de receita bruta, um crescimento de 46,4% sobre o 1T23. Esses canais representaram uma penetração no varejo de 17,3%, isto é, um incremento de 3,7 pp no período.

A companhia registrou 132,0 milhões de acessos aos seus apps e sites no 1T24. Os clientes assíduos digitalizados gastaram 27% a mais do que os clientes assíduos não digitalizados, mostrando que a digitalização é um vetor de criação de valor.

Além disso, a participação dos aplicativos na venda digital saltou de 61% para 70% nos últimos 12 meses.

De acordo com a empresa, outro destaque foram as entregas em menos de uma hora, que já representam 25% da receita digital. Em conjunto com o Compre & Retire e com as entregas por aplicativos de terceiros, atingiu 92% dos pedidos entregues ou retirados em até 60 minutos, alavancando a capilaridade da rede, que atende a 93% da população de classe A do País em um raio de 1,5 km das farmácias.

Por fim, no Marketplace a companhia atendeu os clientes com um sortimento ampliado de 168 mil SKUs em saúde e bem-estar oferecidos por 736 diferentes sellers.

Fonte e foto: RD Saúde

Leia mais

RD Saúde ultrapassa marca de 2 mil filiais Raia e Drogasil abastecidas por usinas de energia limpa

Deixe um comentário