Rede de Farmácias Nissei já realizou mais de 60 mil testes da Covid-19

Nissei oferece tanto os testes de antígenos quanto o sorológico. Eles são realizados no sistema Drive Thru e precisam ser agendados

A liberação para que os exames do novo coronavírus fossem realizados nas farmácias em maio tem ajudado o poder público no rastreamento da evolução da pandemia. Apenas na Rede de Farmácias Nissei, mais de 60 mil testes, de dois tipos diferentes, já foram realizados.

“Os testes ajudam na triagem dos casos, e, com isso, auxiliamos na conscientização das pessoas infectadas para que não façam o vírus circular livremente na sociedade”, comenta o diretor executivo da Nissei, Alexandre Maeoka.

Segundo ele, os testes são eficazes para detectar o vírus e também para avaliar se o indivíduo teve contato e apresenta imunidade.

Os testes são seguros e confiáveis, mas deve-se ficar atento às indicações dos períodos de realização desses exames”, frisa.

Tipos de teste que a Nissei realiza para detectar a Covid-19

nissei-tipo-testes

Na Nissei, são aplicados dois tipos de exames rápidos, e cada um deles tem um tipo de indicação. O teste por antígenos é realizado a partir de amostra coletada do nariz do paciente com uma espécie de haste flexível chamada swab nasal.

De acordo com a gerente de RH e responsável pelos Serviços Avançados Nissei (SAN), Regina Molinari, o material colhido é colocado em contato com um reagente, e o resultado já pode ser obtido em aproximadamente 30 minutos. “Esse teste pode ser feito a partir do terceiro dia após os sintomas”.

Já o exame sorológico ou IgG/IgM constata a presença de anticorpos no organismo por meio de algumas gotas de sangue colocadas em contato com um reagente.

“O processo todo leva em média 20 minutos até se ter o resultado, e a indicação é que o teste seja feito a partir do oitavo dia após aparecerem os sintomas”, explica Regina.

Os testes, então, são realizados no modelo Drive Thru e necessitam de agendamento prévio, realizado no site da Nissei.

Testes rápidos de covid-19 em pessoas assintomáticas geram cautela 

Fonte e fotos: Farmácias Nissei

 

1 comentário

Deixe um comentário