Sete das 8 atividades do varejo avançam em outubro ante setembro, diz IBGE

Dentre as atividades do varejo, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos aparecem em quarto lugar, com crescimento de 2,3%

O comércio varejista manteve a tendência de crescimento disseminado em outubro. Sete das oito atividades varejistas registraram avanços nas vendas em relação a setembro, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido cresceu 0,9% em outubro ante setembro.

Os avanços ocorreram em tecidos, vestuário e calçados (6,6%); livros, jornais, revistas e papelaria (6,6%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,7%); e também artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,9%); combustíveis e lubrificantes (1,1%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bem como bebidas e fumo (0,6%).

Porém, houve queda no setor de Móveis e eletrodomésticos (-1,1%).

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas cresceram, portanto, 2,1% em outubro ante setembro.

Por consequência, o volume vendido pelo setor de veículos, motos, partes e peças subiu 4,8% enquanto o de material de construção aumentou 0,2%.

Comparação interanual das atividades do varejo

Segundo o IBGE, os setores de supermercados, móveis e eletrodomésticos.

Todavia, outros artigos de uso pessoal e doméstico puxaram o aumento de 8,3% nas vendas do varejo em outubro de 2020 ante outubro de 2019.

Quatro das oito atividades pesquisadas registraram crescimento no período.

Os avanços ocorreram em móveis e eletrodomésticos (alta de 21,9% e contribuição de 2,1 pontos porcentuais para a taxa global) e também outros artigos de uso pessoal e doméstico tiveram alta de 18,4% e impacto de 2,4 pontos porcentuais.

Já artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (13,8% e impacto de 1,3 ponto porcentual) e hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram, assim, uma posição de 7,3% e impacto de 3,5 pontos porcentuais.

Por consequência, houve perdas em livros, jornais, revistas e papelaria (-33.1%), nos equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-10,9%), combustíveis e lubrificantes (-5,4%), bem como tecidos, vestuário e calçados (-2,6%).

No comércio varejista ampliado, que inclui, assim, as atividades de veículos e material de construção, as vendas subiram, portanto, 6,0% em outubro de 2020 ante outubro de 2019.

A atividade de veículos e motos, partes e peças recuou 5,9%, mas, contudo, Material de Construção cresceu 20,9%.

Impactos da Covid-19 no varejo farmacêutico na América Latina 

Fonte: IstoÉ Dinheiro / Estadão

Foto: Shutterstock

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