Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos fecha 2020 com crescimento de 5,8%

De janeiro a dezembro de 2020, o segmento de cuidados com a pele teve alta de 21,9% (vendas ex-factory), quando comparado com o mesmo período de 2019

De acordo com o Painel de Dados de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC)  obteve em 2020, um crescimento de 5,8% em vendas ex-factory, quando comparado com o mesmo período de 2019.

Diversos fatores impulsionaram esse desempenho.

Um deles foi a intensificação dos hábitos de higiene para mitigar os riscos de contágio do coronavírus.

O álcool em gel foi o destaque da ‘Cesta Covid-19 de Consumo’, com uma alta de 808%, seguido do lenço de papel (77%); toalha de papel multiuso (33,2%); sabonete líquido (22,3%); sabonete em barra (9,5%); e papel higiênico (12,7%).

De janeiro a dezembro de 2020, o segmento de cuidados com a pele teve alta de 21,9% (vendas ex-factory), quando comparado com o mesmo período de 2019, sendo que nesse segmento, todos os produtos cresceram acima de dois dígitos.

Os maiores destaques foram, para o rosto, as máscaras de tratamento faciais, que apresentaram 91% de crescimento, bem como para os produtos de cuidados com a pele do corpo os esfoliantes corporais, que apresentaram alta de 153,2%..

As datas promocionais também tiveram grande representatividade nos resultados.

Dia das Mães, Dia dos Namorados, bem como Dia dos Pais e a última sexta de novembro, apresentaram resultados melhores do que os esperados.

No entanto, o Natal surpreendeu com resultados mais tímidos.

De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio – Natal, da Serasa Experian, as vendas no varejo físico registraram queda de 10,3% na semana do Natal.

Desempenho da área de perfumaria surpreende fabricantes

segmento de perfumaria obteve um crescimento de 8,4% no ano de 2020 (janeiro a dezembro de 2020 – vendas ex-factory comparadas com o mesmo período do ano anterior).

As empresas se reinventaram e investiram em canais de vendas alternativos, assim, provando que é possível atrair compradores mesmo à distância.

As possibilidades de fazer compras pelo e-commerce, bem como de trocar experiências nas redes sociais e de interagir com as marcas virtualmente, garantiram o acesso dos consumidores aos itens de perfumaria.

Além disso, outro ponto de destaque que provocou o crescimento das vendas dos perfumes foi o aumento do interesse do brasileiro, pelos perfumes nacionais.

Isso se deu não só por conta das restrições de viagens ao exterior, como também, em decorrência do aumento de preços para itens importados, consequência do aumento do dólar..

Tendências de autocuidado que se consolidaram em 2020

A intensificação dos hábitos de higiene pessoal também fez com que o consumidor brasileiro aumentasse a frequência de banhos e consequentemente, de lavagem dos cabelos.

 De acordo com o Painel de Dados de Mercado da Abihpec, de janeiro a dezembro de 2020 na comparação com 2019.

Shampoos tiveram um crescimento de vendas (ex-factory) de 7,9%, condicionadores de 18,6%.

E produtos de tratamento capilar, por sua vez, de 12,6%.

Contudo, muitos Institutos de pesquisa sinalizaram que o comportamento do consumidor mudou em relação ao banho.

As pessoas transformaram esse momento em um pequeno ritual de reconexão consigo mesmo e escape mental dos fatores estressantes da rotina de pandemia.

Balança comercial do setor de HPPC registra superávit de US$23.4 milhões em 2020 

Fonte: Abihpec

Foto: Shutterstock

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