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5 Cs que estimulam grandes resultados na farmácia

Uma farmácia que visa o sucesso, estimula a busca do aprendizado e proporciona treinamento e desenvolvimento para seu time

Uma farmácia, pode ser apenas uma farmácia; ou uma farmácia que converge para novas práticas e conceitos, com vistas a uma nova cultura empresarial.

Cultura esta, que estimule atitudes e comportamentos colaborativos que venham interferir para uma melhor performance individual e grupal, ou seja, maior produtividade e resultados.

Somatizar: comprometimento, confiança, cooperação, comunicação e capital intelectual, pressupõe reunir competências e habilidades necessárias para construir conjuntamente a vantagem competitiva, necessária para que sua farmácia seja reconhecida com diferenciais, estimulantes para uma maior interlocução com seu cliente.

Entenda o que é cada C e estimule estes em seu time

  • Comprometimento

Um ambiente de farmácia diferenciado, não permite mais a presença de pessoas apenas envolvidas com a empresa, pois o envolvido somente cumpre o que foi pré-estabelecido ou acordado. Executa a tarefa sem se preocupar com o resultado a ser alcançado. Muito pouco para os dias atuais.

Uma farmácia moderna, voltada para o sucesso empresarial, impõe uma nova postura onde o colaborador precisa se comprometer com os objetivos e metas pré-estabelecidos em seu planejamento.

O comprometimento esta em participar, colaborar descer do muro e vestir a camisa da empresa, mas não só vestir a camisa e sim suar a camisa pela empresa. Dedicando-se cada vez mais pela empresa, pautada pela ética e o desejo de realizar e de construir uma farmácia vibrante e entusiasmada para atingir objetivos e metas.

Comprometer-se, é fazer de seu dever um prazer.

  • Confiança

A confiança é o pilar de qualquer relacionamento pessoal e profissional. Implementar a confiança passa a ser algo que oxigena as relações, no entanto, desafio esta em manter esta confiança.

Você efetivamente precisa acreditar cegamente na outra pessoa, não importa o que ela faz em sua equipe, porque se você não confia em alguém ou em seus membros isso não funciona. Celebrar a confiança exige transparência, verdade e ética profissional.   

A confiança não consta de nenhum manual de procedimentos, e deve ser desenvolvida e nutrida entre os membros de sua equipe, através de atitudes, práticas e o próprio exemplo. Deste modo sua farmácia construirá um ambiente harmonioso e confiável.

  • Cooperação

O fator cooperação existirá se estimulada pela sua liderança, ao instigar que todos joguem juntos, em prol dos mesmos objetivos, você acaba por forjar elos; por conseguinte institui a colaboração funcional, esta, por sua vez direciona a que cada qual entregue o melhor de si, por um propósito construído a várias mãos sem distinções.

A cooperação exige uma visão ampla, bem como, disposição em exercitar e aceitar o novo, independente de preconceitos ou pré-conceitos. O importante é cooperar, ajudar e contribuir. 

A cooperação só atinge um elevado nível, quando não há uma ordem tradicional, mas sim a possibilidade de experimentar novos meios liderar a cooperação. A cooperação acontece através do dialogo.

  • Comunicação

A comunicação pode ser o pilar ou o vilão de qualquer empresa. As farmácias onde a comunicação acontece de maneira fluida, dinâmica e democrática, se tornam mais visitadas e perceptíveis as expectativas dos clientes  

Para que haja comunicação, é necessário que o emissor expresse a mensagem e que o receptor a entenda! Em muitas organizações das quais participo dando palestras ou prestando consultoria percebo que embora haja todo um aparato tecnológico para comunicação as pessoas acabam por não se utilizar destes recursos como beneficio e sim como passa tempo ou status.

Devemos estar atentos a formar uma rede de comunicação na sua forma mais pura e clara. Ser claro e preciso é importante, pois não existe o obvio e sim o que precisa ser comunicado de maneira assertiva;  e se necessário  repetir. O mais importante para se comunicar neste caso é manter a calma e detalhar minuciosamente as informações.

“As metas dependem da clareza na comunicação.”

  • Capital intelectual

O capital intelectual se tornou o ativo mais importante das organizações. E este capital intelectual deve ser nutrido constantemente pela busca do conhecimento. Conhecer seu público alvo, perfil de seus clientes e os produtos e medicamentos, que serão vendidos, diferem um bom profissional de outro.

Neste sentido, as organizações passaram a entender e valorizar o colaborador que materializa seu conhecimento, o qual, por sua vez, busca a qualificação e aperfeiçoamento constante. Uma farmácia que visa o sucesso, estimula a busca do aprendizado e proporciona treinamento e desenvolvimento.

Sugiro a você, empreendedor, empresário farmacêutico, uma breve reflexão: utilize os 5Cs para ajustar o seu time, afinal: “ não é um mundo de cinzas ou de caos; é somente uma oportunidade de ajustar e progredir.”

Fonte e foto: CEO & Founder do Instituto Brasileiro de Vendas & Varejo (IBVV)Marcelo Salum, com exclusividade para o portal Guia da Farmácia.

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