Aceleradora Vitasay Start 5.0+ seleciona seis projetos de impacto social

Conheça as seis empresas selecionadas e qual foram os critérios utilizados para a seleção

A aceleradora Vitasay Start 5.0+ acaba de selecionar seis (6) projetos de empreendedores com mais de 50 anos para participar do programa, que vai até setembro deste ano.
A iniciativa da marca Vitasay 50+, linha de suplementos alimentares especialista nesta faixa etária, e da unidade de inovação social corporativa da Yunus.
É o primeiro programa de aceleração direcionado para negócio dirigidos por pessoas a partir dos 50 anos de idade.

E tem o objetivo de valorizar e impulsionar empreendedores maduros que assumiram novos desafios nessa fase da vida.

Os projetos selecionados, escolhidos entre 1800 projetos pré-cadastrados e 367 negócios inscritos, são de São Paulo (SP), Atibaia (SP), Uberlândia (MG) e Belo Horizonte (MG), nas mais diferentes frentes de atuação como empreendedorismo, saúde e qualidade de vida, inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade, sustentabilidade e economia circular, alimentação saudável e também  inserção no mercado de trabalho.

Todos eles têm como foco em inovação social e potencial de transformar a realidade de muitos brasileiros.

“Os projetos selecionados refletem como os empreendedores 50+ entendem os problemas atuais da nossa sociedade e como podem contribuir com a experiência adquirida ao longo da vida, além de terem muita vitalidade para iniciar e tocar projetos. Todos as iniciativas que foram inscritas no programa têm grande potencial de impacto positivo na sociedade. Para os selecionados, acreditamos que a aceleração será muito valiosa, promovendo conhecimento sobre a nova economia, governança, estabelecendo processos e também potencializando o alcance dos negócios”, comenta o Head de Inovação Aberta da Yunus Negócios Sociais, Rui Lira.

Os projetos selecionados pela aceleradora Vitasay Start 5.0+

tabela-Vitasay-projetos
Eles foram escolhidos com base em sete critérios:
  1. Impacto Social – complexidade e tamanho do problema endereçado e potencial de transformação para a população.
  2.  Equipe – qualificação, identificação e motivação da equipe empreendedora responsável.
  3. Modelo de Negócio – aquisição de clientes, potencial de sustentabilidade e prospecção financeira e potencial de escalabilidade e replicabilidade.
  4. Estágio do Negócio e Solução – a maturidade dos negócios será fundamental para ajudar a definir o conteúdo ofertado para as turmas.
  5. Diversidade de Inclusão – a atenção dada à diversidade dentro dos negócios também será um critério, especialmente em relação a diversidade racial, gênero, orientação sexual, idade e também pessoas com deficiência.
  6. Tecnologia – serão verificadas as tecnologias desenvolvidas para a própria solução e potencial de patentes.
  7. Conexão com Corporação – caso a empresa seja B2B, B2B2C, ou potencial desenvolvimento nesses modelos, além da sinergia com posicionamento de marca ou oportunidades dentro da própria Vitasay50+.
Dessa maneira, o grupo passará, então, por três meses de aceleração, com Bootcamps online em grupo, mentorias de experts do mercado.
Além de um acompanhamento semanal da equipe de consultores da Yunus Negócios Sociais.
Ao final, um dos empreendimentos receberá um aporte de R$ 200 mil para maximizar o impacto social do seu negócio.
Foto: Shutterstock
Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário