Alergia em foco: a importância da molécula loratadina na qualidade de vida

Medicamento atua na substância chamada histamina, que é responsável pelos sintomas que causam desconforto nas alergias.

As alergias são consequências do corpo reagindo exageradamente a substâncias que normalmente não nos fazem mal, como ácaros, pelos de animais, ar seco, poluição do ar e outros alérgenos. Isso causa sintomas como espirros, coceiras, olhos lacrimejados, entre outros.

Aqui que entra a loratadina, que é um medicamento cuja função é impedir essas reações. Ela atua nos receptores de histamina, que é a substância responsável pelos sintomas que causam desconforto nas alergias. Portanto, quando se faz uso de um medicamento que contenha a loratadina, ela ajuda a inibir essas reações alérgicas.

É importante entender que a loratadina não é uma cura para as alergias, contudo, ela ajuda a aliviar os seus sintomas. Para evitar o estado de alergia, o recomendado é não entrar em contato com as substâncias que possam causar alergia e controlar o ambiente.

Isso pode envolver modificações no estilo de vida, como o uso de purificadores de ar, especialmente em locais com ar seco ou poluído, e minimizar a exposição ao ar livre durante as estações de alta concentração de alérgenos. Antes de consumir qualquer medicamento novo, é recomendado entrar em contato com um médico, especialmente se o paciente toma outros medicamentos ou tenha problemas de saúde.

Resumindo, as alergias são uma reação de hipersensibilidade do corpo, que libera mediadores inflamatórios como a histamina. A loratadina ajuda a parar essa reação. Além disso, a loratadina não penetra efetivamente no Sistema Nervoso Central (SNC), por isso não causa sonolência, tem efeito por 24 horas e proporciona alívio dos sintomas indesejados, promovendo qualidade de vida para quem faz seu uso.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário