Ansiedade: é possível tratar com fitoterápicos?

Os medicamentos fitoterápicos, desenvolvidos a partir de princípios ativos de origem natural, contribuem para reduzir os sintomas da ansiedade

A pandemia da Covid-19 desencadeou diversos transtornos emocionais na vida de muitas pessoas e um problemas de saúde que ficou em evidência foi a ansiedade. Uma pesquisa recente da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostrou que houve um aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo1 e 40% dos brasileiros tiveram problemas de ansiedade durante todo o período da pandemia, também de acordo com a entidade.

Já uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), 2 mostrou que os casos de depressão aumentaram em 50% durante a quarentena por conta da Covid-19, e a ansiedade e o estresse, em 80%. 

Buscar alternativas no dia a dia que tenham o objetivo de aliviar os sintomas da ansiedade tem sido um desafio para quem sofre com a doença (e que já se tornou um problema de saúde pública) e busca uma melhor qualidade de vida. Mudanças de hábitos da rotina, prática de exercícios e terapia podem ajudar 11. Os fitoterápicos, por não causarem dependência –  já que são desenvolvidos a partir de princípios alternativos naturais –  têm sido uma dessas opções para tratar e prevenir, com eficácia,  os quadros de ansiedade.

Acompanhe, a seguir, os detalhes sobre o tema!

O que é ansiedade?

A ansiedade está relacionada a um mecanismo do cérebro de antecipar os acontecimentos ou aborrecimentos futuros. Ela também pode ocorrer pela existência do medo3,4.  É como se a pessoa quisesse assumir o comando de algum momento da sua vida e não conseguisse.

A doença é (ou pode ser) caracterizada como um sentimento comum e desejável em algumas situações: isso porque ela nos mantém vivos, ativos, e permite que possamos reagir adequadamente a “situações de perigo”3,4.

A ansiedade é considerada patológica quando começa a prejudicar o dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais; e interferindo na qualidade de vida do acometido, que não consegue controlá-la. Neste caso, então, precisa de ajuda médica3,4.

Quais os sintomas da ansiedade?

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein 4, os sintomas podem incluir:

  • Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar).
  • Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer.
  • Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho.
  • Medo extremo de algum objeto ou situação em particular.
  • Medo exagerado de ser humilhado publicamente.
  • Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade.
  • Pavor depois de uma situação muito difícil.

O que é um fitoterápico?

O medicamento fitoterápico é um composto farmacêutico cujo princípio ativo é obtido com o uso exclusivo de matérias-primas ativas vegetais. Os fitoterápicos são caracterizados pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, como também pela constância de sua qualidade. De acordo com a farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Maria Aparecida Nicoletti, o processo de industrialização tem o objetivo de reduzir contaminações por microrganismos, agrotóxicos e substâncias estranhas, além de padronizar a quantidade e a forma certa que deve ser usada, permitindo uma maior segurança de uso.

Ainda de acordo com a farmacêutica, não se considera medicamento fitoterápico ou produto tradicional fitoterápico aquele que inclua na sua composição substâncias ativas isoladas ou altamente purificadas, sejam elas sintéticas, semissintéticas ou naturais; e nem as associações dessas com outros extratos, sejam eles vegetais ou de outras fontes, como a animal.

ansiedade-fiterápicos

Para quais casos de ansiedade o fitoterápico pode ser usado?

Os fitoterápicos podem ser usados para casos de ansiedade leve, estados de irritabilidade e insônia, já que atuam no Sistema Nervoso Central (SNC). A Passiflora incarnata, por exemplo, é um fitoterápico isento de prescrição médica, muito utilizado para esta finalidade, por ter ação ansiolítica e agir como sedativo leve5.

Quais medicamentos fitoterápicos podem ser usados para o tratamento da ansiedade?

Os medicamentos fitoterápicos mais conhecidos para a ansiedade são: Kava-kava, Passiflora, Passiflora incarnata6, Rhodiola rósea, Valeriana e Gingko biloba.

Como atua a Passiflora incarnata?

A Passiflora incarnata atua como calmante, assim, ajudando a aliviar a insônia e podendo ser utilizada no tratamento da ansiedade. Isso porque ela aumenta o nível de ácido gama-aminobutírico (Gaba) no cérebro, um composto que reduz a atividade cerebral (atuando no SNC), ajudando a relaxar e também a dormir melhor.6,7

As partes aéreas de Passiflora incarnata contêm não menos que 1,5% de flavonoides (compostos que agem diretamente em uma célula, tecido e organismo vivo) totais expressos em vitexina. Acredita-se que os flavonoides presentes na espécie vegetal sejam os principais responsáveis pelas atividades farmacológicas. Estes constituintes, em sinergismo com os alcaloides também presentes no vegetal, promovem ações depressoras inespecíficas do SNC, contribuindo, assim, para a ação sedativa e tranquilizante6,7.

Os dados existentes até hoje não permitem uma conclusão definitiva a respeito da identidade das substâncias ativas e mecanismo de ação6,7. Todavia, os estudos farmacodinâmicos disponíveis suportam o uso como sedativo e ansiolítico. O sinergismo entre os componentes da espécie vegetal é relatado como um importante fator responsável para a ação farmacológica.6,7

A Passiflora incarnata tem comprovação científica?

Esta planta medicinal pode ser utilizada na preparação de chás, tinturas e suplementos fitoterápicos, ajudando a aliviar o estresse, combater a ansiedade e a insônia8.

Sua eficácia e segurança é validada através de levantamentos etnofarmacológicos de utilização, documentações tecnocientíficas em publicações ou ensaios clínicos fase 3. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que, na sua composição, inclua substâncias ativas isoladas, de qualquer origem, nem as associações destas com extratos vegetais6.

tipos-ansiedade-fiterápicos

É preciso de receita médica para usar Passiflora incarnata?

Não. No entanto, é muito importante a ajuda de um profissional de saúde, como o farmacêutico, para orientar na hora da compra7.

Entretanto, sempre é bom lembrar que os fitoterápicos industrializados são regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de serem comercializados.

Quais os cuidados que o farmacêutico deve ter ao dispensar medicamentos fitoterápicos?

Para ajudar a população no acesso à saúde, no caso da dispensação dos fitoterápicos, o farmacêutico é um profissional capacitado para orientar, por exemplo, sobre o tempo de utilização, armazenamento, não substituir o medicamento prescrito pelo médico e até sobre superdosagem8,9.  

A Passiflora incartana está isenta de interações medicamentosas? Há contraindicações?

Crianças menores de 12 anos de idade não devem usar o produto sem orientação médica. Assim como mulheres grávidas ou amamentando, já que não há estudos que possam garantir a segurança nessas situações. E também pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. Além disso, também é importante ressaltar que a Passiflora incarnata não deve ser utilizada junto a bebidas alcoólicas10

Qual a diferença entre um medicamento fitoterápico e um chá?

De acordo com a etimologia, o chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores e raízes de plantas, geralmente preparados com água quente. O chá é uma bebida que, assim como os fitoterápicos, traz benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais.

No entanto, de acordo com a farmacêutica Maria Aparecida Nicoletti, um chá de camomila não faz o mesmo efeito que um fitoterápico com passiflora (são plantas diferentes, composição química diferente e se apresentam de formas diferentes) e, portanto, é necessário o entendimento dos conceitos envolvidos em relação a fitoterápico, planta medicinal e chás medicinais.

Já os medicamentos fitoterápicos, ainda de acordo com a farmacêutica, são caracterizados pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, como também pela constância de sua qualidade. O processo de industrialização tem o objetivo de reduzir contaminações por microrganismos, agrotóxicos e substâncias estranhas, além de padronizar a quantidade e a forma certa que deve ser usada, permitindo uma maior segurança de uso.

Qual a diferença entre um medicamento fitoterápico e um floral?

Quando a planta medicinal é industrializada para se obter um medicamento, tem-se como resultado o fitoterápico. Logo, os medicamentos fitoterápicos são formulados por meio do extrato de matérias-primas ativas vegetais para o tratamento e prevenção de problemas de saúde.

Como o próprio nome diz, os florais são compostos derivados principalmente de extratos de flores, mas delas podem ter propriedades calmantes e, por isso, combater a ansiedade11. Alguns florais para ansiedade e nervosismo conhecidos são: Florais de Bach (Mustard, Olive, Impatiens, Cherry Plum e Rock Rose) e Florais de Saint Germain (Cidreira, Melissa, Lírio da Paz, São Miguel, Verbena). 

E, com já vimos, o medicamento fitoterápico se constitui quando a planta medicinal é industrializada para se obter um medicamento. Além do efeito sedativo, ele atua no tratamento de desordens da ansiedade8.

tomar-ansiedade-fitoterápicos

Como usar a Passiflora incarnata e qual a dosagem?

Para medicamentos compostos por Passiflora incarnata, podem-se seguir as seguintes dosagens12:

  • Cápsulas: ingerir duas cápsulas, três vezes ao dia, com um limite máximo diário de 10 cápsulas do produto.
  • Solução: ingerir 10 mL da solução oral ou 1 flaconete de 10mL, três vezes ao dia. Limite máximo diário: 30 mL do produto.
  • Flaconete: versão líquida, dose única, uma opção prática para o dia a dia.

Qual passiflora incarnata escolher?

Ritmoneuran, da farmacêutica Kley Hertz, é um fitoterápico produzido com o princípio ativo vegetal a base de Passiflora provinda da flor do maracujá.6

Ritmoneuran contribui para a qualidade de vida, reduzindo os sintomas da ansiedade de forma natural e flexível, trazendo leveza e equilíbrio para o dia a dia. Ele auxilia no tratamento da agitação nervosa e dos estados de irritabilidade, além de melhorar a qualidade do sono, sem causar depedência. 6

Ritmoneuran MS: 1.0689.0163

Buscando ajuda médica

Para alcançar o benefício esperado a ter bons resultados com o uso dos medicamentos fitoterápicos, fazer uma consulta médica é de suma importância. Dependendo do grau da ansiedade, ela pode ocorrer por profissionais de saúde da área da psiquiatria e da psicologia13.

Conclusão

A ansiedade é um sentimento desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. Logo, está relaciona a um mecanismo do cérebro de antecipar os acontecimentos ou aborrecimentos futuros1,2,3,4,5.

Cuidar da saúde mental e praticar exercícios físicos ajudam a amenizar a ansiedade. Assim como os medicamentos fitoterápicos, que não causam vícios e ajudam a controlar com eficácia esse sentimento.

Um dos mais comuns é a Passiflora incarnata, conhecida popularmente como flor do maracujá ou flor da paixão, que é indicada para tratar estados de irritabilidade, agitação nervosa, bem como tratamento de insônia e desordens da ansiedade nas apresentações: oral, cápsulas e flaconetes6,7.

A Passiflora incarnata é um Medicamento Isento de Prescrição (MIP) e pode ser encontrada facilmente em farmácias, sempre vendida com a orientação de um farmacêutico. Recomenda-se, ainda, o acompanhamento de um médico para a manipulação correta do medicamento.

Kley Hertz completa 75 anos com foco nos MIPs 

Referências

1. Organização Panamericana da Saúde (OPAS). Disponível em: www.paho.org/pt/noticias/2-3-2022-pandemia-covid-19-desencadeia-aumento-25-na-prevalencia-ansiedade-e-depressao-em. Acesso em: 04/08/2022.

2. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Disponível em: https://www.uerj.br/noticia/11028/. Acesso em: 04/08/2022.

3. Associação Beneficente Síria – Hcor. Disponível em: https://www.hcor.com.br/hcor-explica/outras/ansiedade-saiba-como-identificar-na-quarentena/. Acesso em: 0408/2022.

4. Hospital Israelista Albert Einstein. Disponível em: https://www.einstein.br/doencas-sintomas/ansiedade. Acesso em: 04/08/2022.

5. Departamento de fisiologia e farmacologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Disponível em: http://farmacoclinica.uff.br/wp-content/uploads/sites/237/2020/08/LIGA-01-Final-Abordagem-terap%C3%AAutica-da-ansiedade-com-Fitoter%C3%A1picos-REV-23-06-2020.pdf. Acesso em: 05/08/2022.

6. Ritmoneuran,  Kley Hertz. Disponível em: https://ritmoneuran.com.br/. Acesso em 05/08/200

7. Bula Ritmoneuran,  Kley Hertz. Disponível em: https://www.kleyhertz.com.br/wp-content/uploads/2020/01/03-Texto_bula_profissional_da_saude_-_Ritmoneuran_RTM_contemplando_flaconete.pdf . Acesso em 05/08/2022.

8. Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira (1ª edição). Disponível em http://antigo.anvisa.gov.br/documents/33832/2909630/Memento+Fitoterapico/a80ec477-bb36-4ae0-b1d2-e2461217e06b.Acesso em 05/08/2022.

9. Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira (1ª edição). Disponível em: http://antigo.anvisa.gov.br/documents/33832/2909630/Memento+Fitoterapico/a80ec477-bb36-4ae0-b1d2-e2461217e06b.Acesso em 05/08/2022.

10. Bula Ritmoneuran,  Kley Hertz. Disponível em: https://www.kleyhertz.com.br/wp-content/uploads/2020/01/03-Texto_bula_profissional_da_saude_-_Ritmoneuran_RTM_contemplando_flaconete.pdf . Acesso em 05/08/2022.

11. Zenclub. Disponível em: https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/floral-para-ansiedade/. Acesso em 05/08/2022.

12. Ritmoneuran,  Kley Hertz. Disponível em: https://ritmoneuran.com.br/. Acesso em 05/08/2022.

13. Hospital Israelista Albert Einstein. Disponível em: https://www.einstein.br/doencas-sintomas/ansiedade. Acesso em: 04/08/2022.

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

Não se automedique, consulte um profissional de saúde.

Deixe um comentário