Atividade física exige cuidados rotineiros com a pele

Apostar em uma alimentação equilibrada é o primeiro passo, mas existem alguns cuidados em relação à cútis que não podem faltar

Todo mundo sabe que fazer atividade física é fundamental para uma vida saudável, mas e a pele ? Praticar exercícios físicos faz o corpo passar por uma série de alterações, estimulando a circulação e a eliminação de toxinas, resultando, muitas vezes, em uma rotina mais ativa.

Apostar em uma alimentação equilibrada é o primeiro passo, mas existem alguns cuidados em relação à cútis que não podem faltar, afinal, o corpo fica em perfeito equilíbrio quando todo ele, inclusive a pele, o maior órgão do organismo, está bem cuidado e desempenhando suas funções da melhor forma possível.

Antes e depois do treino: limpeza

O acúmulo de suor promove a obstrução dos poros deixando a pele mais suscetível ao aparecimento de cravos e espinhas. Para evitar este tipo de problema, remova a maquiagem e os resíduos de poluição antes da atividade e limpe bem ao chegar em casa.

Proteção solar é indispensável

Não importa se a atividade física é realizada ao ar livre ou na academia, o filtro solar não pode faltar! A luz azul (ambientes fechados) e os raios ultravioletas (ambientes abertos) causam manchas, queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

Hidratação da pele de dentro para fora 

Enquanto se exercita, é muito importante manter a hidratação, afinal, eliminamos mais água através do suor, que leva à desidratação do corpo e, consequentemente, da pele. Para que isso não aconteça, a ingestão frequente de líquidos é obrigatória.

A ducha pós-treino também merece atenção! Banhos muito quentes e demorados devem ser evitados – eles promovem o ressecamento retirando a camada de proteção da pele.

O ideal é um banho com água morna aliado a produtos que limpam e não agridem a integridade da cútis.

Fonte: Isdin 

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário