Cólicas são recorrentes na vida de muitas mulheres, um sintoma comum de que a menstruação está para chegar e os exercícios físicos ajudam nesse período menstrual.
Estima-se que mais da metade em idade fértil sofra com dores durante esse período. Somam-se a elas outros desconfortos, como sensação de inchaço, maior sensibilidade em algumas áreas do corpo e fadiga.
As alterações hormonais acabam por modificar a rotina, já que a vontade de ficar em repouso pode vencer as atividades do dia.
No entanto, manter o hábito de praticar exercícios no momento de cansaço é saudável e contribui para a melhora dos sintomas.
De acordo com o ginecologista e colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP), Patrick Bellelis, o exercício físico nesta fase tem efeitos benéficos, e deve ser praticado já no período que antecede o ciclo.
“Além do fluxo em si, os sintomas pré-menstruais podem ser incômodos, por isso, é importante essa continuidade. Exercícios aeróbicos como natação, caminhada, corrida e ciclismo estão entre os recomendados. Eles podem ajudar a aliviar a dor, superar sintomas como depressão e fadiga, e reduzem a retenção de água e o inchaço, o que é muito comum e desconfortável”, explica, então, o especialista.
Diversos benefícios
Exercitar-se durante a menstruação mantém a mulher ativa durante todo o dia e combate a vontade de estar deitada.
“O esporte melhora a circulação sanguínea em todos os músculos do corpo e os enriquece com oxigênio e nutrientes. Isso melhora a capacidade do músculo de liberar mais energia. Além disso, a menstruação pode causar problemas no estado de espírito. É comprovado que a realização de exercícios de baixa ou média intensidade melhora muito o humor”, argumenta Bellelis.
A princípio, pode parecer difícil começar a praticar exercícios nessas condições, mas o médico afirma que basta um pequeno empurrão e o resto se seguirá.
“Como a atividade física diminui os hormônios como o cortisol e aumenta outros como a serotonina e a dopamina, em pouco tempo é possível notar a sensação de bem-estar e fica mais fácil seguir”, conclui.
Fonte: ginecologista Patrick Bellelis
Foto: Shutterstock