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    Início»Notícias»Autoridade de proteção de dados vai fiscalizar farmácias por uso excessivo de CPF
    Notícias

    Autoridade de proteção de dados vai fiscalizar farmácias por uso excessivo de CPF

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia23 de maio de 2023Nenhum comentário3 Minutos de leitura
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    A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) divulgou uma nota técnica informando que vai intensificar a fiscalização de farmácias e drogarias por uso excessivo de informações de clientes, como CPF e endereço.

    Segundo o órgão, criado com a Lei de Proteção de Dados (LGPD), os estabelecimentos têm repassado essas informações a terceiros sem deixar o titular ciente.

    Segundo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a coleta dessas informações de forma massiva gera risco de vazamento de dados (entenda ao final da reportagem).

    A nota técnica da ANPD aponta que:

    • há indícios de coleta excessiva de dados pessoais, incluindo aqueles sensíveis, como a biometria;
    • estabelecimentos coletaram informações para finalidades diferentes daquelas indicadas ao consumidor, sendo compartilhadas, sem transparência, com prestadores de serviços e responsáveis pelos programas de fidelização;
    • alguns varejistas de setor farmacêutico apresentam baixa proteção de privacidade de dados de seus clientes;
    • a ANPD ainda classificou como “grave” a prática de algumas empresas que, em seus sites institucionais, não informam como os dados são tratados.

    A ANPD afirma que vem monitorando as práticas de tratamento de dados pessoais nas lojas desde 2020. Após denúncias de consumidores, o órgão determinou um estudo sobre o assunto para a Coordenação-Geral de Tecnologia e Pesquisa (CGTP).

    “As respostas dos grupos farmacêuticos confundiam conceitos e princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e foi possível notar falta de preparo dos grupos no que diz respeito à temática de privacidade e proteção de dados“, disse a ANPD.

    O que acontece agora?

    O relatório não menciona risco de multa para as lojas. A agência disse que está realizando “ações de monitoramento, fiscalização e normatização do setor” e que atuará em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

    Segundo o órgão, a nota técnica foi encaminhada para as associações que representam farmácias e drogarias. E o Conselho Diretor da ANPD decidiu:

    1. instaurar procedimento de fiscalização pela Coordenação-Geral de Fiscalização;
    2. analisar a concessão de descontos pelo setor, especialmente em programas de fidelização, em cooperação com a Senacom;
    3. verificar que possíveis medidas orientativas setoriais venham a ser elaboradas pela Coordenação-Geral de Normatização.

    A iniciativa da ANPD é um sinal claro de que a autoridade fará trabalhos de investigação setoriais, analisa Gustavo Artese, advogado e especialista em proteção de dados e privacidade. “A ANPD tem recursos limitados e está usando de estratégia de regulação setorial que nos parece adequada para fazer frente aos seus desafios”, conta.

    “É um órgão novo e que ainda está passando pelas etapas de formalização de seus procedimentos. E isso é fundamental para garantir transparência e institucionalização”, diz a advogada Patricia Peck, especialista em proteção de dados.

    Riscos ao repassar dados pessoais

    Para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), “a coleta de dados pessoais nas farmácias ainda é generalizada em todo o país”. Para a entidade, existe o risco de vazamento de dados e compartilhamento indevido com terceiros.

    Em nota publicada em 2021, o Idec ainda lembra que grupos farmacêuticos podem repassar ou até mesmo vender informações de consumidores a parceiros, como operadoras de planos de saúde. “Essa prática, além de configurar compartilhamento indevido, pode gerar discriminação ilegal”, ressalta.

    “O próprio desconto [em medicamentos]pode limitar a liberdade do consumidor para decidir ceder ou não as suas informações. Descontos não são irregulares, mas a imposição de preços mais elevados para consumidores que não fornecem seus dados é”, completou.

    Lei proíbe farmácias solicitarem CPF para oferecer descontos

     Fonte: G1
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