Exclusivo: Beauty Fair 2023 tem recorde de público e apresenta centenas de novidades

Confira os principais destaques da Beauty Fair 2023

A edição da Beauty Fair 2023, a maior feira de beleza das Américas e o segundo maior evento do segmento no mundo, aconteceu esta semana e contou com mais de duas mil marcas e 200 mil visitantes.

Confira a seguir alguns destaques da edição:

Fórum de Negócios

Na sexta-feira (8/9), a Beauty Fair reuniu mais de 1.200 empresários no Fórum de Beleza do Varejo. O evento debateu o cenário atual e tendências do mercado de beleza do Brasil. Os participantes receberam diversos insights dos palestrantes – o ex-Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; o diretor-geral da Beauty Fair, César Tsukuda, e dos executivos Willian Lin e João Branco – sobre as perspectivas econômicas, experiência do cliente e gestão de negócios, além de conhecerem o conteúdo da primeira pesquisa Beauty Fair sobre Varejo de Beleza.

Tsukuda apresentou dados de mercado, com levantamento da IPSOS, realizados em julho deste ano, e destacou que o Brasil é o quarto maior mercado do mundo em cabelos e desodorante, e o segundo país do mundo em consumo. Para o executivo, a verdadeira inclusão social do setor está na geração de empregos, “O mercado de beleza representa 4% do PIB do Brasil, um número altamente relevante. Nosso segmento ainda representa o desenvolvimento da autoestima e do bem-estar, porque, muitas vezes, o mercado de beleza é a primeira fonte de emprego para famílias”, comentou o diretor.

Segundo Meirelles, o crescimento de 0.9% do PIB no segundo trimestre animou o mercado e os investidores internacionais. “Se no primeiro trimestre tivemos um crescimento pautado no crescimento do agronegócio, no segundo trimestre vimos o fortalecimento do setor de serviços alavancando esse aumento”, disse. O ex-ministro ressaltou o momento de forte empregabilidade – com 92% dos brasileiros empregados – e a perspectiva de um crescimento anual de 3% como “boas notícias”, que precisam ser comemoradas. “O Brasil está crescendo e não existe chance de recessão”, afirmou, reiterando que com emprego e renda, o brasileiro tende a retomar o consumo – e que os itens de higiene pessoal, beleza e cosméticos deve ser um dos primeiros a crescer.

A pesquisa da Beauty Fair também trouxe dados relevantes para a audiência: 86% das pessoas consumidoras têm de 18 a 34 anos, compram 2 produtos – em 68% das vezes para o cabelo – e passam 21 minutos no ponto de venda. O ticket médio desse público é de R$ 88,52. Já entre os consumidores mais velhos, com 44 anos de idade ou mais, gastam R$ 96 em cada visita às lojas, mostrando que buscam por produtos de maior qualidade, independente do preço; 85% planejam compram e, destas, 88% compram mais do que o planejado.

Corroborando a informação de crescimento da economia, o setor de perfumarias espera um crescimento de 5% a 7% em 2023.

Vizzela

Em sua primeira participação na Beauty Fair, a marca de cosméticos veganos que nasceu em 2019 e já conta com 360 SKUs, trouxe dois stands e recebeu cerca de 3 mil clientes, além de visitantes, influenciadores e profissionais.

A diretora e sócia da Vizzela Cosméticos, Aline Waiser, contou que a marca levou para a feira dois novos produtos da linha Fix que contará com a adição de base e corretivo. “Além disso, as lapiseiras metalizadas My Metallic serão uma adição importante à gama de produtos da Vizzela, oferecendo opções de maquiagem criativas. Muito mais do que produtos de qualidade, vemos que o cliente ama nossa marca, pelos nossos valores, por sermos veganos, cruelty free, nossos trabalhos mensais com ONGs e somos muito felizes com isso. Para o futuro, um dos nossos planos é expandir a linha de skincare”, conta a executiva.

Ciclo

A marca de perfumes ganhou duas novas fragrâncias: Sunset e Athina. A primeira, conta com nuances cítricas aromáticas e frutadas da bergamota e da mandarina, que se entrelaçam ao redor das notas verdes do cassis. Já o segundo lançamento une as frutas manga e ameixa, além da Rosa da Turquia, Rosa de Grasse, Orquídea Brasileira e Flor de Lótus.

“A Ciclo abraça o movimento Clean Beauty e se preocupa com a qualidade das matérias-primas e com a responsabilidade social e ambiental. Na linha Sunset, todos os produtos são livres de Triclosan, BHT, Parabenos, Silicone, EDTA, OGM e Ftalatos, além de serem veganos e não testados em animais”, conta a presidente da Ciclo, Luane Lohn.

Marco Boni

A empresa, que já está presente a 40 anos no mercado, levou para feira, seu portfólio completo, com destaque para a linha Disney Pride, que combina os personagens da Disney, com as cores da bandeira LGBTQIA+, além da linha tradicional dos personagens.

“Participar da Beauty Fair 2023 foi uma experiência verdadeiramente incrível para a Marco Boni. Foi uma oportunidade única de nos conectarmos com nossos clientes e colegas do setor de beleza, compartilhando nossa paixão por inovação, qualidade e diversidade. Ver a reação positiva das pessoas às nossas novas coleções, especialmente à linha Pride e à parceria com a Disney, foi gratificante. Além disso, nossa colaboração com o Instituto Protea nos encheu de orgulho, pois não apenas promovemos o autocuidado, mas também contribuímos para uma causa importante. Estamos empolgados em continuar a jornada de transformação e excelência no setor e agradecemos a todos que visitaram nosso estande na Beauty Fair. Mal podemos esperar para o que o futuro reserva”, celebrou o diretor de marketing da Marco Boni, Nilson Ribeiro.

Ruby Rose

A marca traz para a feira sua nova linha completa de maquiagem, a Glass, que conta com embalagens sofisticadas, focadas em um público mais premium.

“Com a linha Glass queremos aumentar o nosso alcance, mantendo nossas maquiagens de alta performance, com uma aparência mais natural, seguindo a tendência do make-up, no make-up. Além disso, quase todos os produtos têm algum ativo que cuida da pele”, contou a gerente de marketing, Débora Justo.

A nova linha conta um aroma exclusivo, e com produtos inéditos na Ruby Rose, como gloss laqueado e lápis de boca.

Vult

Neste ano, a marca levou grandes destaques para a feira, como o lançamento de sua linha de cuidados capilares e corporais.

Ao todo serão 50 produtos para cabelos, com um portfólio que se divide em hidratação, nutrição, reconstrução, força, crespos, cachos, ondulados e liso, atendendo as necessidades do cabelo1A ao 4C. Já na linha de corpo terão 18 itens com produtos como cremes corporais, produtos para banho e íntimos. Com a extensão, Vult somará mais de 430 produtos dentro do seu portfólio incluindo as demais categorias: maquiagem, unhas e cuidados faciais.

“Queremos nos consolidar como a marca que entende da rotina de cuidados da brasileira. A nossa entrada em produtos capilares, depois de muitos anos de estudo com diversos consumidores, vem de uma percepção de que muitas mulheres estão em uma busca constante por produtos de alta performance e com excelente custo-benefício, por isso trazemos itens que contam com a tecnologia HD, possuindo um sistema inteligente de aminoácidos reconhecidos pelo alto poder reparador que age profundamente fio a fio e com ativos de alta potência como ácido hialurônico e biotina. A nossa entrada em Corpo também é de grande expectativa e queremos que cada mulher sinta orgulho da sua pele. A linha corporal Hidraluronic traz produtos com ativos como ácido hialurônico, glicerina e colágeno com preços acessíveis, que proporcionam uma hidratação profunda, combatendo o ressecamento e formando um filme protetor sobre a pele. Além disso, a linha conta com tecnologia anti- acinzentamento para peles negras e pardas”, conta a VP Consumer do Grupo Boticário, Renata Gomide.

Pampers e O Boticário

O Grupo Boticário se une à P&G para o lançamento da primeira linha baby care de Pampers. Com a novidade, a parceria tem a expectativa de atingir ainda no primeiro ano mais de 36 mil pontos de venda no canal B2B, contribuindo para o fortalecimento dessa importante frente de negócios do Grupo Boticário, cujas vendas aumentaram 60% em 2022 e devem crescer 107% até o fim deste ano.

No portfólio, o público encontrará 13 produtos divididos entre corpo (creme reparador, loção babytopia, óleo hidratante e loção hidratante), cabelos (xampu e condicionador) e banho (sabonete líquido). A nova linha é 100% hipoalergênica, desenvolvida para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis, e segura para uso desde os primeiros dias de vida.

“Incorporar a divisão inédita de baby care da Pampers® ao nosso portfólio de marcas licenciadas vai ao encontro das tendências de consumo do mercado de beleza e  de cuidados e representa mais uma movimentação estratégica do Grupo Boticário, que vem trilhando uma trajetória consistente em torno dos pilares de inovação, tecnologia e experiência. Essa parceria também reforça nossa força no mercado B2B, que é uma frente de negócio muito relevante para seguirmos construindo a estratégia de ecossistema de beleza”, afirma a VP de Consumer do Grupo Boticário.

Ricca

A Ricca chegou com tudo na Beauty Fair apostando em quatro novos produtos em bastão, que facilitam a aplicação, diminuem o desperdício do produto e não sujam as mãos: bastão facial com argila verde, ideal para peles oleosas e acneicas; bastão facial com argila vermelha, com ação revitalizante e antipoluição; bastão fácil apaga poros, que suaviza e regula a textura da pele; e o bastão facial efeito lifting, que preenche as linhas de expressão e auxilia na renovação celular. “Nós tínhamos dois bastões, um para reduzir olheiras e outro para esfoliação, que fizeram muito sucesso, com estoques esgotados, e resolvemos investigar o motivo do sucesso. Então, mais de 90% dos consumidores alegaram que eles trocariam produtos em creme por bastão pela praticidade, o que nos levou a ampliar a linha”, contou a gerente de comunicação da Belliz Company, Joyce Leite.

A marca também levou para a feira os novos xampus a seco, Refresh Me e Refresh Me Plus, o primeiro sem perfume e o segundo com ação fortificante, com D-Pantenol e proteína de arroz em sua composição. As novidades vêm para acompanhar os clássicos xampus seco da marca, nos aromas Menta, Maçã do Amor e Berry.

Além disso, a Ricca inovou apresentando um condicionador a seco, ideal para atuar no alinhamento dos fios, disfarçar pontas secas e reduzir o frizz. Ele evita que os cabelos embaracem ao longo do dia, oferece hidratação, maciez e brilho com um blend de 12 óleos, sendo alguns deles o de macadâmia, coco, argan, camomila, aloe vera, chá verde, canela, oliva, noz de karité e óleo de semente de algodão.

A marca também lançou na feira depiladores elétricos para corpo e rosto, acessórios para secar, alisar e modelar os cabelos, pincéis de maquiagem, e unhas e cílios postiços.

Skala

A marca que já está a 36 anos no mercado apresentou a linha Raízes do Morro Skala Expert, que visa mergulhar numa viagem às origens que moldaram a nação explorando as tradições presentes nos becos, escadarias, ruelas e quebradas do Brasil.

Composta por kit de Shampoo e Condicionador e Creme de Tratamento 2 em 1, a linha conta com óleo de coco, açaí e manteigas brasileiras.

“Para garantir que a Linha Raízes do Morro refletisse verdadeiramente as necessidades e aspirações das comunidades brasileiras, Skala Cosméticos adotou uma abordagem colaborativa única. Com ajuda do produtor de conteúdo digital Caio, do Pretitudes, nós convidamos 13 moradores de diversas quebradas pelo país para debaterem insights valiosos sobre suas expectativas e necessidades em relação aos produtos, como a importância de cabelos nutridos e fortalecidos, além de como imaginavam sua comunicação visual, como cores e linhas que remetessem ao propósito. O processo criativo da Linha Raízes do Morro foi enriquecido pelas vozes autênticas daqueles que entendem verdadeiramente as necessidades do público periférico. As contribuições dos nossos voluntários foram fundamentais para trazer à vida produtos que não apenas atendem às necessidades, mas também celebram as histórias e a cultura das comunidades de favelas”, explica a diretora de marketing da Skala Cosméticos, Bruna Veneziano.

“Hoje a Skala já exporta para mais de 40 países e quando falamos de creme de tratamento, por exemplo, a Skala já tem 52% de penetração nos lares brasileiros. Há alguns anos vimos a necessidade de tornar a Skala a primeira marca acessível vegana, então ficamos dois anos fazendo a reformulação, contratamos uma auditoria externa para dentro da fábrica, para analisar toda a cadeia de toda matéria prima e nos tornamos 100% veganos”, celebra Bruna.

Nupill

A marca também trouxe várias novidades para a feira, como o lançamento da linha de cuidados faciais com ácido hialurônico nano-encapsulado, que possui 30% a mais de eficácia do que o ácido hialurônico comum, e auxilia na hidratação e firmeza da pele.

Com água micelar, sabonete líquido e creme antirrugas, a linha já está disponível nas farmácias pelo País.

Além disso, a Nupill levou para a feira o gel microesfoliante facial, para complementar a linha de vitamina C. A novidade promove uma esfoliação suave, limpeza profunda e renovação celular, além de estimular a produção de colágeno e ter ação antioxidante.

A Nupill também anunciou a chegada ao mercado de sua nova linha para peles sensíveis, que conta com nano niacinamida, que melhora elasticidade e o tônus da pele.

Unilever

A Unilever trouxe novidades em diversas marcas. Na TRESemmé, a novidade foi a linha Brilho Lamelar, um tratamento de salão, com tendência internacional e fórmula profissional, que corrige as irregularidades na superfície dos fios, proporcionando cabelos com mais brilho, trazendo o desejado efeito gloss.

Já a Seda trouxe a linha com prebióticos e biotina, focada no crescimento saudável; e Dove apresentou sua nova linha de hidratação, com a tecnologia Hydro-Care com nanomoléculas de água, que garantem maior absorção das propriedades dos ingredientes ativos nos fios.

“Composta por xampus, condicionador e tônicos, os produtos de Clear Derma Solutions Antiqueda contam com tecnologias exclusivas Dynoxidil que revitalizam e nutrem o folículo, além de aumentar a ancoragem dos fios e com a Folliloc, que aumentam a fixação já com o uso apenas do xampu. A linha feminina conta com xampu, condicionador e tônico, enquanto a masculina é composta por xampu e tônico”, conta a desenvolvedora de produtos da Unilever, Sueli Cagliari.

Depil Bella e Raavi Dermocosméticos

Também presente na feira, a Depil Bella trouxe um óleo vegetal pós depilação, enriquecido com óleos vegetais de Girassol e Semente de Uva, que evitam o ressecamento e contribuem para deixar a pele mais sedosa. Além disso, a novidade remove os resíduos de cera da pele após a depilação.

Bauny Cosméticos

Celebrando o primeiro ano no mercado de beleza, a marca nacional de maquiagens veganas acessíveis, livres de crueldade animal e com fórmulas multifuncionais, investiu em produtos de maquiagem com ativos como ácido hialurônico, niacinamida, cafeína, manteiga de karité e complexos multivitamínicos, que hidratam e protegem a pele, ao mesmo tempo em que colorem e valorizam a beleza.

Suas principais novidades são: sérum gel 4×1 para cílios e sobrancelhas, paleta multifuncional, gloss e lip tint, além de novas tonalidades de lápis delineador para olhos, corretivo líquido e batom líquido matte.

Grupo Boticário leva duas novas marcas para a Beauty Fair

Fonte: Victoria Nascimento

Foto: Beauty Fair 

4 Comentários

  1. Nirailde Maria de Novaes em

    Fui em todas as feiras de abril de setembro parendo muito observação um modo mais fácil de assessar os galpões mais fácil ??? Vamos resolver isso ….

  2. Cida Oliveira - Cmec em

    Gostei muito da feira, mas quero deixar minha sugestão, que crie um dia só para as influencies digitais, pois elas tiram a oportunidades da atenção dos expositores de possíveis consumidores , npor não ter informações sobre os produtos.
    Sei da importância delas na divulgação dos seus produtos.

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