Brasileiros usam cada vez mais o celular para compras e pagamentos

O canal de compras mais usado foi o WhatsApp, com 70% das transações, seguido pelo Facebook, com 40%, e o Instagram, com 39%

A pandemia causada pelo novo coronavírus acentuou uma prática que já está cada vez mais em alta entre a população brasileira: o uso de celular (smartphones) para fazer compras ou pagamentos no dia a dia.

De acordo com pesquisa realizada em agosto pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, em seis meses, a proporção de brasileiros que realizaram pagamentos ou compras via aparelho celular aumentou de 85% para 91% entre aqueles que acessam a internet pelo smartphone.

Entre gênero e classe social, não há diferença significativa.

Já na faixa etária, entretanto, é possível perceber mudanças nessa relação.

No grupo daqueles com mais de 50 anos, o porcentual de quem tem esse hábito é de 82%, enquanto entre pessoas de 16 a 29 anos é de 91%, chegando a 93% no grupo de 30 a 49 anos.

O mais utilizado

O canal de compras mais usado foi o WhatsApp.

Onde 70% dos entrevistados realizaram a transação, seguido pelo Facebook, com 40%, e o Instagram, com 39%.

Serviços como cashback e uso de QR Code foram apontados pelos entrevistados como serviços úteis no dia a dia.

Durante a Black Friday foi possível ver na prática como essa tendência está fazendo parte da vida dos brasileiros.

De acordo com  uma pesquisa do Itaú, as vendas online atingiram 50,4% do total do volume transacionado até o dia 27 de novembro, superando por pouco o nível de vendas físicas.

Mas em comparação ao mesmo período de 2019, o volume aumentou 12,9%.

Já o número de vendas nas lojas físicas, por outro lado, caiu 27% na mesma comparação.

Segurança

Todavia, para garantir a segurança na hora de realizar as transações, é essencial manter o sistema operacional do smartphone sempre atualizado, evitando falhas na segurança.

Também é importante realizar compras e pagamentos somente por meio de sites e aplicativos confiáveis, checando o provedor do serviço, assim como a opinião do público em relação à empresa.

Outra dica é contratar um serviço de seguro para iPhone ou Android, garantindo a segurança dos dados armazenados no celular.

Vantagens do pagamento por aproximação para a sua farmácia 

Fonte: E-Commerce Brasil

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário