O serviço de atendimentos das clínicas em farmácias se expande e já está em 4,5 mil estabelecimentos, de acordo com a Abrafarma. A pandemia reforçou esse tipo de serviço
Os atendimentos nas clínicas das farmácias aumentou. A pandemia reforçou a importância das farmácias na oferta de serviços clínicos como os testes rápidos, exames de glicemia, medição de pressão arterial e vacinação.
De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), idealizadora do programa de Assistência Farmacêutica Avançada em 2016, já passou de 5 milhões o número de atendimentos do gênero realizados neste ano.
Mais de 4,5 mil estabelecimentos de todas as regiões do país e 14 mil farmacêuticos estão engajados no projeto. A exemplo do que ocorre em nações como Canadá, Estados Unidos ou Inglaterra, a população possível agendar um atendimento para fazer a revisão de medicamentos, ter acompanhamento do tratamento prescrito pelo médico, checar o nível do diabetes, hipertensão e colesterol, ser imunizado ou receber informações de como regular o nível do colesterol no sangue.
Os serviços são regulamentados pela Anvisa e pela Lei n° 13.021/2014. “O serviço de assistência farmacêutica não substitui o médico, mas funciona como um elemento complementar para orientar e garantir maior adesão ao tratamento.
E em 2020, revelou-se ainda mais estratégico para preservar a saúde dos brasileiros, estimular a prevenção e desafogar a rede hospitalar” acredita o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto.
Farmácias clínicas: acesso à atenção básica de saúde
Cresce o número de atendimentos em salas clínicas em 2019
Fonte: Abrafarma
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