PDV

Como auxiliar na escolha da melhor escova de dente?

Conheça as particularidades de cada escova e como ajudar o cliente a escolher o melhor tipo

A higiene bucal está entre um dos principais focos do brasileiro. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Ministério da Saúde (MS), 89,1% da população escovam os dentes duas ou mais vezes ao dia, por isso a escolha da melhor escova de dente para cada pessoa é importante.

Confira as dicas da odontologista especializada em ortodontia da Odontoclinic, Dra. Yara Barreto, para auxiliar o cliente na escolha da melhor escova de dente na sua farmácia.

Cabeça

De modo geral, a escova de dente ideal deve ter a cabeça pequena, para que se escove um ou dois dentes de uma vez, e se consiga alcançar os dentes posteriores.

Cerdas

  • Extramacias: mais indicadas para pacientes que exercem muita força durante a escovação, evitando, assim, uma possível retração gengival.
  • Macias: são destinadas para a maioria dos indivíduos e são reconhecidas por não gerar traumas na mucosa (gengiva).
  • Médias ou duras: comumente indicadas na higienização de próteses removíveis.
  • Especiais: usadas para atingir áreas de maior dificuldade na escovação.
  • Antibacterianas: ajudam a impedir o crescimento das bactérias na escova, por até 90 dias. As cerdas polidoras ajudam a reter o creme dental, assim, permitindo uma limpeza e remoção mais eficiente de manchas nos dentes.
  • Elétricas: vêm sendo largamente indicadas em pacientes que apresentem higiene deficiente ou ainda àqueles que realizam a escovação com muita força, causando problemas para os dentes e/ou gengivas.
  • Infantis: indicadas logo depois da erupção dos primeiros dentes da criança, chamados dentes de leite, até o nascimento dos dentes permanentes. Existem algumas escovas infantis que possuem luzes e piscam ou têm desenhos lúdicos, criando mais facilidade de aceitação ao hábito de higienização bucal.
  • Ortodônticas: facilitam a escovação em áreas de difícil acesso. Foram desenvolvidas especialmente para garantir a higienização tanto da boca quanto dos braquetes, bem como dos fios e demais componentes utilizados para realinhar a arcada dentária.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário