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Como usar o delivery de forma estratégica na sua farmácia

Quando bem trabalhada, a operação de delivery é um recurso importante para aumentar tanto o tíquete médio quanto as margens da farmácia

Nas farmácias, o delivery costuma ser encarado como um serviço adicional – uma praticidade oferecida para o cliente ou, no pior caso, um “mal necessário”. Quando o gestor vê o delivery dessa maneira, porém, perde-se de vista a possibilidade de usar esse canal de relacionamento com o consumidor de forma estratégica.

Vivemos um momento de mercado em que as empresas precisam se relacionar com os clientes em inúmeros pontos de contato: redes sociais, website, loja física, quiosque, WhatsApp etc. E, levando em conta as possibilidades de evolução da tecnologia, como a Web3, o Metaverso e a Realidade Aumentada / Realidade Virtual, a complexidade só vai aumentar

Com isso, toda empresa passa a correr o grande risco de não conhecer o cliente em sua totalidade. Quando a farmácia se relaciona com o consumidor em apenas uma parte da jornada do cliente, ela pode até saber que o “freguês” entra na loja física uma vez por semana e identifica o que ele compra lá dentro, mas ignora o que acontece antes e depois desse momento. Dessa forma, não consegue impactar o consumidor em outros momentos e perde muitas vendas em potencial. Simplesmente por não conhecer o cliente tão bem assim.

Contar com um serviço de delivery ajuda a preencher esse gap. Nem sempre o cliente vai à loja – e se a loja pode ir ao cliente, consegue atendê-lo com mais eficiência e velocidade. Assim, além de saber que o consumidor vai à loja uma vez por semana, também consegue saber que ele precisa de outros produtos duas vezes por mês, onde ele mora e outros detalhes importantes.

Assim, quando bem trabalhada, a operação de delivery é um recurso importante para aumentar tanto o tíquete médio quanto as margens da farmácia, além de reforçar o posicionamento de proximidade da marca com um atendimento ágil. O cliente precisa de algo? A farmácia pode entregar em minutos. Com isso, cria-se um relacionamento em que a loja conhece cada vez melhor seu cliente – e pode oferecer melhores promoções, descontos, ofertas e meios de pagamento.

Para viabilizar esse relacionamento, a farmácia precisa contar com tecnologias que façam a integração dos estoques, dos canais de contato e dos processos de venda. Um bom exemplo é um aplicativo que permite fazer pedidos facilmente, com uma experiência de uso personalizada, para que o cliente visualize primeiro os itens que fazem mais sentido em sua jornada e possa repetir pedidos anteriores – algo essencial no setor farma. A Linx conta com diversas soluções tecnológicas que cumprem esse papel e, dessa forma, torna possível que farmácias de qualquer porte modernizem sua operação, adotem o delivery, impulsionem suas vendas e aumentem seus lucros.

Fonte: diretor executivo de Linx Farma, Luis Fischpan, com exclusividade para o Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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