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Como vencer o desafio da gestão de compras na farmácia?

Organizar a gestão de compras de forma manual é uma missão praticamente impossível, até para os pequenos empreendimentos. É por isso que a tecnologia também precisa fazer parte deste processo

A gestão de compras não precisa ser um bicho de sete cabeças. Em qualquer negócio, essa área é um dos pontos mais importantes e complexos, que merece muita atenção.

É ela quem faz girar a engrenagem da empresa, que permite seu crescimento e aumenta a competitividade, pois lida diretamente com a possibilidade de lucro ou prejuízo no negócio.

Fazer uma boa compra para compor um estoque de uma farmácia envolve um planejamento estratégico bem organizado, uma análise geral da sua operação, um acompanhamento detalhado do fluxo de caixa e, é claro, a tecnologia para administrar as diversas possibilidades de marcas no mercado.

Além disso, a decisão da quantidade de mercadoria também é extremamente importante. Isso porque não pode faltar e nem sobrar, afinal estamos falando de medicamentos e similares, que muitas vezes o consumidor necessita naquele momento – ele não irá voltar outro dia para comprar.

Assim, organizar tudo isso de forma manual e eficaz é uma missão praticamente impossível, até para os pequenos empreendimentos. É por isso que a tecnologia também precisa fazer parte deste processo.

Por meio de um software de gestão dedicado ao setor, que integra diversas atividades, o varejista de farmácia terá uma série de vantagens, como controle de estoque.

Gestão de compras na farmácia

Ele saberá exatamente quais itens compõem seu estoque, bem como a quantidade de cada produto. Tudo isso atualizado a cada compra e venda realizada e com análise de demandas.

O gestor também poderá ter acesso a relatórios de vendas que indicam em quais períodos há aumento ou diminuição de determinados itens e segurança das informações, trazendo mais precisão de todas as informações.

Isso tudo permite uma tomada de decisões mais eficiente, otimizando até o tempo para agilizar processos e controle de fornecedores, pois com o software é possível ter acesso ao histórico de cotações e transações, ajudando a negociar melhores condições de compra.

A partir dessa gestão pelo software, o varejista consegue evitar o retrabalho, a desorganização e as falhas que podem comprometer o fluxo de demais tarefas e afetar diretamente o negócio.

Ações fundamentais para o varejo em 2021

Foto e fonte: gerente de ofertas e produtos da Linx,  Leandro Ruggero.

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