Cresce o número de testes positivos para Covid-19 em farmácias no estado de SP

Média aumentou de 9,3% na segunda semana para 15,5% na última semana de outubro

O número de resultados positivos nos testes de Covid-19 realizados pelas farmácias registrou um aumento no estado de São Paulo.

Na primeira semana de outubro, a média de casos positivos nos testes de farmácia era de 6%. Já na segunda semana, a média subiu para 9,3%. Na última semana de outubro, a taxa saltou para 15,5%.

Os dados são do Infrotracker, plataforma desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal Paulista (Unesp), e revelam que a cada 100 pessoas com sintomas que procuraram uma farmácia para fazer o teste no último mês, 15 testaram positivo para a doença.

A alta também se reflete no número de internações no estado. Em enfermarias, o aumento foi de 32,2% nos últimos 14 dias as em UTI, com casos mais graves, subiram para 36,4%.

O médico infectologista Marco Aurélio Sáfadi aponta que essa tendência também é observada pelo mundo.

“O que preocupa também é que a covid-19 está avançando no mundo. Os casos estão aumentando na Europa, Estados Unidos e Ásia. E a gente está perto da copa do mundo e das festas de fim de ano, quando historicamente o povo se aglomera. Então é hora de se cuidar, ficar atento aos sintomas, usar máscara se você se sentir inseguro.”

Para Marco Áurélio Sáfadi, a maior maneira de evitar casos graves é com a vacina.

“Continua valendo algo muito importante: aqueles que estão adequadamente vacinados, particularmente, aqueles que têm maior risco de desenvolver forma grave, as vacinas continuam funcionando de forma muito eficiente, inclusive para essas subvariantes que normalmente, circulam. Então, aqueles que estiveram, por alguma razão fora da atualização com as vacinas contra a Covid-19, devem aproveitar para atualizar porque isso os manterá protegidos de desenvolver formas graves da doença”, afirma o infectologista.

Fonte: G1

Foto: Shutterstock 

Deixe um comentário