CRF/RS e CRF/RN lançam campanha em alusão à Semana do Uso Racional de Medicamentos

Instituída por meio da Lei 14.627/2014, a data sazonal ocorre entre os dias 05 e 11 de maio

Para chamar a atenção da população gaúcha e dos profissionais de saúde sobre os riscos do uso inadequado de fármacos à saúde pública, os Conselhos de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS) e do Rio Grande do Norte (CRF/RN) realizam, a partir desta segunda-feira (01/05), uma campanha sobre a  Semana do Uso Racional de Medicamentos (URM), instituída no Rio Grande do Sul por meio da Lei 14.627/2014.

Com o tema “A Farmácia do Guaíba ao Potengi” — cujo nome faz menção aos dois principais cursos de água de ambos os Estados — a iniciativa conta com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) e tem como objetivo orientar a sociedade sobre a importância de seguir a prescrição corretamente, bem como promover capacitações aos profissionais de farmácia, visando a ampliação das atividades farmacêuticas. “É importante que os Conselhos de Farmácia e outras organizações trabalhem juntos para promover a criação de campanhas educativas sobre o uso racional de medicamentos. Somente através da conscientização e educação podemos garantir que as pessoas usem medicamentos de forma segura e eficaz, promovendo assim a saúde e o bem-estar da população”, destacou a presidente do CRF/RS, Letícia Raupp.

Segundo levantamento encomendado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), realizado pelo DataFolha, cerca de 80% das pessoas que vivem no Brasil possuem o hábito de se automedicar. Ainda, o estudo mostra que 25% delas o fazem diariamente ou uma vez por semana. 

Os dados alertam para o uso incorreto de medicamentos que podem afetar os pacientes com consequências imprevisíveis. Estas variam entre reações adversas até lesões temporárias ou permanentes. Com base em informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 10% das internações hospitalares correspondem ao uso inapropriado de medicamentos. Em casos mais graves, a automedicação pode acarretar no óbito do paciente. 

Neste contexto, o farmacêutico é o profissional habilitado para promover a utilização correta de medicamentos, garantindo a valorização da saúde e a qualidade de vida para a sociedade.

Piso Salarial Farmacêutico: aumento é aprovado em duas faixas por estado

Fonte: CRF-RS

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário