A campanha de conscientização da EMS sobre o câncer de mama através da Campanha Outubro Rosa traz diversas iniciativas
Desde 2014, a EMS adota a campanha ‘Outubro Rosa’ porque entende a importância dessa causa em prol da conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Em 2020, é ainda mais necessário reforçar a mensagem de prevenção e de cuidado com a saúde, como alertam a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).
Ambas estimam que, durante a pandemia, possivelmente até 50 mil casos de câncer deixaram (ou deixarão) de ser identificados, diagnosticados e tratados no Brasil.
Para fomentar o movimento para o público interno e externo, a EMS mantém, todavia, sua trajetória de diversas ações dentro do tema.
A já tradicional iluminação em rosa da fachada de 4 mil m² da empresa, em Hortolândia (SP), já começou e permanecerá o mês inteiro.
Além disso, serão produzidos, também, flyers com dados sobre prevenção do câncer de mama para distribuição aos mais de 5 mil colaboradores.
As iniciativas digitais vão desde a troca da assinatura de e-mail e fundo de tela, até banner no site e conteúdo informativo publicado em posts nos canais oficinais da empresa no Facebook e Instagram.
“Quando o assunto é câncer e, neste caso, câncer de mama, nós sabemos que o diagnóstico precoce continua fazendo uma diferença gigante no combate à doença”, diz a gerente de Marketing Institucional da EMS, Josemara Tsuruoka.
E, assim, a EMS entra em cena, por mais um ano, para levar essa informação e reforçar a importância da prevenção para as mulheres, colaboradores e sociedade em geral.
O câncer de mama
No entanto, para 2020, foram estimados 66.280 casos novos da doença no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o que representa uma taxa de incidência de 61,61 casos por 100 mil mulheres.
A maioria das ocorrências da doença, cerca de 4 a cada 5, ocorre após os 50 anos.
A prática de hábitos saudáveis, como fazer atividade física, alimentar-se de forma balanceada e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são importantes.
São, portanto, algumas atitudes que podem, desse modo, evitar cerca de 30% desses eventos.
EMS: apoio na luta contra o câncer
Ainda em relação à luta contra a doença, a EMS é uma das apoiadoras da fundação do Hospital Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer, que foi inaugurado em 2019, em Piracicaba (SP).
Desde 2015, a empresa também é uma das grandes parceiras do Hospital de Amor, de Barretos, centro de referência nacional no tratamento de câncer.
Além disso, a companhia tem um histórico de apoio a projetos do Centro Infantil Boldrini, de Campinas (SP), que trata crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue.
E também do Hospital Pequeno Príncipe, pediátrico, e voltado também ao tratamento de câncer, localizado em Curitiba (PR).
E também do Hospital Erasto Gaertner, localizado em Curitiba; da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale); e do GRAAC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, em São Paulo, entre outros exemplos.
Foto e Fonte: EMS