O shopper maduro é exigente e, além disso, exerce e valoriza o seu poder de compra. Portanto, saber como atender, encantar e orientar esse cliente é algo cada vez mais primordial na farmácia.
Vida Longa Ativa e Saudável
Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (IBGE– PNad Contínua), referentes ao terceiro trimestre de 2020, revelam que 17,9% ou 37,7 milhões de brasileiros têm 60 anos de idade ou mais. E as projeções da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde (MS), indicam que, até 2025, o País será o sexto do mundo em número de idosos.
Portanto, é preciso se preparar para essa nova realidade demográfica
nacional. Produtos, serviços e infraestrutura precisam ser repensados para receber bem esse público. Afinal, eles constituem, hoje, parte importante da renda familiar e são cada vez mais ativos em suas vidas. Dessa forma, esperam ser bem atendidos e, para tanto, exigem que suas demandas sejam consideradas pela indústria e pelo varejo.
Por mais que a terceira idade, hoje, seja cada vez mais ativa e longeva, também é fato que a idade chega para todos e, portanto, conforme os anos passam, as doenças tendem a se tornar mais recorrentes, fazendo com que as farmácias sejam cada vez mais solicitadas.
Nesse sentido, o canal precisa estar atento para garantir um mix de produtos sem rupturas e um atendimento de excelência, capaz de garantir Atenção Farmacêutica aos polimedicados e orientação adequada, que estimule a adesão ao tratamento médico.
Tudo isso culmina na confiança e fidelização desses clientes tão importantes para o ponto de venda (PDV).
Acompanhe as reportagens desenvolvidas para o suplemento Especial Longevidade 2021 e fique por dentro do panorama, perfil e força deste público; dos cuidados com a beleza específicos para a idade; e as doenças que se tornam mais recorrentes nesta faixa etária.
Contem com o Guia da Farmácia para estar sempre na preferência destes consumidores tão especiais. Boa leitura!