ESPM aborda o Gerenciamento por Categorias na Abrafarma Future Trends 2019

O Gerenciamento por Categorias, tema abordado pela ESPM no Abrafarma Future Trends 2019, merece a atenção das drogarias, pois auxilia a melhorar a experiência de compra do consumidor

A mudança de comportamento e a digitalização do shopper vem assustando muitos farmacêuticos. Não à toa, as palestras do Núcleo de Varejo da ESPM, no segundo dia da Abrafarma Future Trends 2019, contaram com filas para conseguir alguns dos disputados assentos.

O Núcleo abordou o relacionamento da indústria com o varejo e estratégias para o Gerenciamento por Categorias (GC). O consultor e professor de trade marketing da ESPM, Rogério Lima, apresentou o Guia Farma de Categorias e falou sobre a importância de se conhecer o shopper. Além disso, ele alertou para a oportunidade de contar com o auxílio da indústria para isso.

Outra participação importante foi a do diretor da Consumer Health Business Unit da IQVIA, Rodrigo Kurata, que complementou a importância dessa colaboração. “As categorias de personal care, consumer health e cuidados do consumidor vêm crescendo, se destacando entre as vendas e merece atenção. A indústria deve ser uma aliada para aproveitar as oportunidades de vendas nessas categorias”, afirma Kurata. “Os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) e os cuidados pessoais são as categorias que mais crescem em vendas. Por isso, a necessidade de prover uma boa experiência de compra no autosserviço, priorizando essas categorias e garantindo a presença de todos os medicamentos no ponto de venda (PDV)”.

Estratégias para o gerenciamento de categorias

Kurata também apontou que mudanças, como melhorar a elasticidade das gôndolas e melhorar o mix de produtos, oferecendo o produto certo, ao consumidor certo, na hora certa, auxiliarão também em outras questões. “As lojas devem estar preparadas e valorizar o gerenciamento e o desenvolvimento de categorias. Assim, caso os MIPs começarem a ser vendidos em outros PDVs, o setor farmacêutico não sofrerá tanto impacto”.

O empresário e executivo, presidente do Grupo SSP, Paulo Gomes, também participou da rodada de palestras. Gomes afirmou que o varejo e a indústria devem trabalhar juntos. “Todos devemos focar no mesmo objetivo: a satisfação do cliente e a melhora na experiência de compra”.

Além disso, Gomes concluiu destacando que planos de categorias bem organizados nas farmácias podem gerar de 20% a 30% de aumento em vendas e lucros. “Caminhe pela loja, observe o fluxo e o comportamento dos consumidores. Às vezes nos esquecemos dessa estratégia tão simples e eficaz”.

Acompanhe mais insights do Abrafarma Future Trends 2019 através do Instagram do Guia da Farmácia: https://www.instagram.com/guiadafarmacia/.

Foto: Guia da Farmácia

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Sobre o colunista

Victoria Nascimento

Deixe um comentário