Exclusivo: 4 medicamentos sintomáticos para gripes e resfriados

Com a chegada do inverno, cresce a busca de consumidores por medicamentos para gripes e resfriados nas farmácias

A baixa umidade relativa do ar, companheira dos meses mais frios no Brasil, faz com que poeira, bactérias e vírus permaneçam em suspensão no ambiente, deixando a mucosa nasal mais suscetível a doenças. Para evitar as doenças ou diminuir o incômodo das mesmas, cresce a busca por inaladores, umidificadores de ar, higienizadores nasais e medicamentos para gripes e resfriados.

Confira as dicas da farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Nicoletti; otorrinolaringologista do Hospital Paulista de São Paulo, Dr. Gilberto Ulson Pizarro; pediatra do Fleury Medicina e Saúde, Dra. Daniela Piotto; e pediatra da Rede de Hospitais São Camilo, Dr. Hamilton Robledo, para a hora de escolher quatro medicamentos sintomáticos para gripes e resfriados:

  • Antitérmicos e analgésicos para febre e dor: são sugeridos a dipirona e o ibuprofeno. Eles atuam na diminuição da dor e febre e têm o poder de impedir as manifestações do processo inflamatório.
  • Xaropes para tosse: são altamente recomendados, porém devem ser utilizados de acordo com a necessidade do indivíduo, que pode estar acometido com a tosse seca (sem secreção) ou produtiva (com secreção).
  • Higienizantes nasais: durante o período gripal ou de um resfriado, a lavagem nasal com soro fisiológico se torna fundamental. Hoje, o mercado disponibiliza dispositivos de alto volume ou de baixo volume (seringa ou sprays).
  • Alerta para dispensação responsável: mesmo considerados inofensivos e sem risco algum, os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) podem até intoxicar, caso sejam utilizados de maneira errônea. Na farmácia, é importante sempre orientar o paciente a consultar um médico.

Exclusivo: principais analgésicos e antitérmicos e suas diferenças

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário