Exclusivo: Como a melatonina age no sono?

A insônia acomete grande parte da população, mas pequenas mudanças de hábitos podem ajudá-la a superar problemas

A maioria dos brasileiros (72%) sofre com insônia, de acordo com estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O problema é caracterizado pela dificuldade de iniciar o sono e mantê-lo de forma contínua durante a noite, ou pelo despertar antes do horário desejado.

“A insônia é diagnosticada por meio de uma avaliação médica detalhada. O paciente deve relatar dificuldade em iniciar o sono, manter-se dormindo ou acordar muito cedo, por exemplo. O médico também investigará os hábitos, histórico e estilo de vida do paciente para determinar se outros problemas de saúde podem contribuir para o quadro”, explica o neurologista do Hospital Nove de Julho, Dr. Rafael Parernò.

Além disso, o paciente tende a se incomodar com essa dificuldade de manter o sono ou com o despertar precoce, gerando uma preocupação.

“O sintoma mais importante é essa preocupação. A pessoa passar o dia muito preocupada por não ter dormido bastante e não ter descansado, não vai conseguir vencer o problema no dia seguinte, quando chega a hora de dormir. Apesar de ter dormido menos do que o que ela acreditava ser a quantidade que precisaria dormir, ela está preocupada com não conseguir dormir e essa preocupação gera um estado de alerta que a mantém acordada”, esclarece a neurofisiologista clínica especialista em Medicina do Sono e coordenadora da pós-graduação em Sono do Einstein, Dra. Letícia Azevedo Soster.

Entretanto, quem sofre com a insônia tem algumas formas de se ajudar – como a melatonina. Os especialistas dão detalhes de como ela funciona.

Como a melatonina age no sono?

O QUE É? A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo que regula o ciclo do sono-vigília. Ela ajuda a induzir o sono e a manter o ritmo circadiano.

QUANDO É INDICADA? Suplementos de melatonina podem ser úteis em casos específicos de distúrbios do sono, como jet lag ou desregulação do ritmo circadiano. No entanto, seu uso deve ser orientado por um profissional de saúde.

COMO AGE NO CORPO? Apesar de conhecido como o hormônio do sono, ela poderia ser chamada de hormônio do repouso ou do escuro. Ela “explica” ao corpo se o ambiente está claro ou escuro, pois se está claro, estamos em alerta/acordados. Quem “sincroniza” o corpo que está escuro e o corpo pode relaxar é a melatonina. Isso é chamado de sinalizador endógeno e é a melatonina que preparará o metabolismo para o sono da noite.

PONTOS DE ATENÇÃO! A melatonina não é um hormônio que faz a pessoa dormir, embora em doses muito mais altas do que o que produzimos naturalmente possa ajudar. E todas as pessoas, desde que não tenham uma doença específica, produzem melatonina.

Estudo aponta para benefícios da cannabis no tratamento de insônia

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário