Os dermocosméticos são uma categoria em ascensão no mundo da beleza e cada vez mais conquistam espaço nas rotinas de cuidados com a pele, marcando presença nas prateleiras das farmácias. Vieram para ficar, não restam dúvidas.
Desenvolvidos com base em sólida pesquisa científica e formulados para proporcionar benefícios visíveis à pele, eles trazem soluções mais eficazes para diversas preocupações dermatológicas que variam desde cuidado com acne até o combate às linhas de expressão. Da hidratação profunda à proteção contra os danos causados pelos raios ultravioleta (UV).
A crescente popularidade da categoria reflete a busca por resultados concretos e duradouros nos cuidados com a pele, à medida que os consumidores se tornam cada vez mais exigentes. E é por isso que se faz importante conhecer os ingredientes e as necessidades específicas da pele, para que a escolha seja assertiva e para que os usuários levem para casa os produtos adequados às suas preocupações individuais. Segundo especialistas ouvidos pelo Guia da Farmácia, com uma gama cada vez maior de opções, os dermocosméticos se consolidam como aliados indispensáveis para quem busca uma pele saudável e radiante.
Confira as dicas do sócio diretor da RPLLima Trade & Shopper Marketing e VP de Insights e Consultoria do Retail Farma Brasil, Rogério Lima, para aumentar as vendas no PDV:
Perfil da categoria: de todas as categorias do autosserviço da farmácia, o universo de dermocosméticos é uma das mais exigentes em termos de visual merchandising. O objetivo é passar para o shopper dessa categoria uma imagem aspiracional de beleza e saúde para a pele com muito apelo à aparência. É preciso ter essa categoria exposta em ambientes iluminados, muito bem organizados, mix bem definido.
Os mais vendidos: dados do Guia Farma de Categorias (Retail Farma Brasil & IQVIA) mostram que o perfil do cliente de dermocosméticos são mulheres com mais de 30 anos de idade. A cesta de compras tem cerca de três produtos da categoria. Itens de hidratação corporal correspondem a 72%, limpeza de pele representa 60% e proteção solar facial, 63%. Outros itens comprados são produtos antiacne (36%), anti-idade (31%) e nutricosméticos (28%).
Exposição: o modelo mais tradicional é organizado por marca, onde os famosos móveis dermo são separados por indústria/marca do mercado. Aqui, a marca tem a função de organizar a navegação desse espaço para o shopper, demonstrando seu portfólio de uma forma convidativa e, ao mesmo tempo, eficiente. Também pode-se optar por pontos extras, com ilhas promocionais, que geram destaque, conhecimento e impulsionamento na categoria.
Potencializando as vendas: uma boa estratégia pode ser o parcelamento de preço no cartão de crédito e também a utilização de packs promocionais, que transmitem o conceito de valor agregado e melhor relação custo x benefício.
Exclusivo: Como valorizar os dermocosméticos na farmácia
Fonte: Guia da Farmácia
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