Destaques & lançamentos

HPC

Fato ou fake: quais as promessas feitas por cosméticos que realmente funcionam e podemos confiar?

Saiba o que realmente funciona no mundo dos cosméticos

Atualmente, a oferta de cosméticos disponíveis no mercado é incrivelmente variada, com produtos para as mais diversas finalidades e muitas promessas de soluções rápidas também.

Com o avanço das tecnologias e estudos científicos, os produtos agregam cada vez mais benefícios e se tornam ainda mais eficazes.

No entanto, sabemos que não podemos confiar em tudo o que lemos no rótulo, afinal, não é incomum que algumas empresas divulguem promessas milagrosas para seus produtos como uma mera estratégia de marketing, tornando difícil distinguir quais produtos realmente entregam os benefícios que descrevem.

Tratamento de varizes

Os cremes para varizes podem ter diversas funções, como hidratação ou cicatrização, mas tratamento das varizes não é uma delas. “Todos os cremes para varizes refrescam a perna, proporcionando sensação de alívio e descanso. Ou seja, esses produtos são ótimos para promover a melhora dos sintomas das varizes, mas sem tratá-las definitivamente”, afirma a cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Dra. Aline Lamaita.

No entanto, para realmente tratar o problema, o ideal é que sejam realizados procedimentos indicados pelo médico especializado. “Cada caso requer um tipo de tratamento, que pode ser por meio da escleroterapia (injeções de glicose na veia), espuma densa, uso de lasers ou procedimentos que combinem as técnicas, como o ClaCs, técnica idealizada pelo professor doutor Kasuo Miyake que combina o laser transdérmico com escleroterapia para tratar veias menos calibrosas e superficiais na pele”, destaca a médica.

Clareamento dental 

O clareamento dental com cremes dentais é possível graças a ingredientes como o carvão ativado, que tem se tornado muito popular na formulação desse tipo de produto justamente por sua ação branqueadora.

“Isso porque o carvão ativado é capaz de adsorver as partículas pigmentantes presentes nos dentes, ou seja, as porosidades do carvão ativado retêm as partículas que mancham os dentes”, explica o cirurgião-dentista e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Dr. Hugo Lewgoy.

No entanto, é importante utilizar produtos adequados para não cair nas promessas milagrosas de alguns cosméticos. “Vale frisar, no entanto, que o uso de cremes dentais com carvão ativado tem como função principal auxiliar a manutenção do clareamento profissional realizado pelos cirurgiões-dentistas. Fórmulas caseiras que utilizam o carvão comum para este fim, na verdade, é prejudicial à saúde”, diz o especialista.

Combate à celulite

Os cosméticos para celulite apresentam uma performance muito limitada. “Temos que ter em mente que a celulite é uma alteração predominantemente localizada na região subcutânea (gordura) e não existem cremes com eficácia comprovada que agem no tecido gorduroso”, diz o dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dr. Abdo Salomão Jr.

O tratamento realmente eficaz é resultado da associação de múltiplas abordagens e sua eficácia vai depender do grau da celulite. “Quadros mais acentuados de celulite, com nódulos e retrações significativas, realmente não desaparecem por completo. Já quadros mais brandos, com menos ‘furinhos’, podem apresentar uma melhora significativa com mudanças de hábitos de vida associadas à tratamentos estéticos”, diz o dermatologista.

“Atualmente, existe uma diversidade de tecnologias que podem auxiliar no tratamento da celulite, incluindo radiofrequência, corrente eletromagnética e ultrassom microfocado. Os procedimentos não invasivos também são uma opção, como a subcisão, que é o descolamento da fibrose abaixo da pele associado ao preenchimento dos ‘furinhos’ com ácido hialurônico ou bioestimuladores injetáveis do colágeno. Esses tratamentos podem ser feitos isolada ou simultaneamente de acordo com cada caso”, completa.

No entanto, o que alguns produtos que contêm bases termogênicas (que geram calor) podem fazer é melhorar momentaneamente o aspecto da pele.

Crescimento capilar

As loções para crescimento capilar são muito populares entre quem sofre com queda dos cabelos, mas sua eficácia vai depender dos ingredientes ativos utilizados em sua formulação.

Uma das opções mais populares e eficazes nesse sentido é o famoso Minoxidil. “O Minoxidil possui uma ação vasodilatadora que promove o crescimento capilar através do aumento da fase anágena (crescimento) dos fios, além de ter o potencial de reverter a miniaturização dos cabelos”, explica o dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dr. Daniel Cassiano.

Tratamento de estrias

A eficácia de cosméticos no tratamento das estrias depende do estado dessas alterações.

Por exemplo, estrias mais recentes, que ainda apresentam uma coloração avermelhada, por exemplo, podem ser combatidas com cremes à base de ácido retinóico e ácido glicólico e lasers.

Já para tratar as estrias mais antigas e esbranquiçadas é interessante apostar em tratamentos como a radiofrequência microagulhada.

Preenchimento de rugas

Os cosméticos preenchedores são opções para amenizar rugas, pois agem na redução da aparência da idade estrutural da pele, estimulando a manutenção dos compartimentos de gordura, responsáveis pela sustentação da pele da face, e promovendo efeito tensor e lifting imediato para tratamento das rugas dinâmicas e estáticas.

Entre os ativos com ação preenchedora mais conhecidos encontrados em cosméticos estão o Ácido Hialurônico de baixíssimo peso molecular e a Vitamina C.

Tratamento de manchas

Ao contrário do que muitos pensam, o uso dos cosméticos clareadores é uma das melhores estratégias para combater as manchas. “É possível sim se obter um resultado bem satisfatório no tratamento e controle das manchas apenas com o uso de dermocosméticos e mudanças no estilo de vida. E mesmo quando associamos procedimentos estéticos, como aparelhos de lasers ou peelings, uma boa rotina de cuidado com a pele é fundamental para garantir o sucesso do tratamento”, explica o Dr. Abdo.

O uso dos dermocosméticos clareadores é especialmente importante para pacientes com melasma, já que se trata de uma doença crônica, necessitando assim de cuidados constantes em casa através do uso de cosméticos clareadores associado a aplicação diária de fotoprotetor para manter as manchas características da condição sobre controle.

“Podemos dizer que o uso de dermocosméticos clareadores em casa é o pilar do tratamento das manchas. Microagulhamento, peeling ou laser entram como complementações”, destaca, então, a farmacêutica e gerente científica da Biotec Dermocosméticos, Patrícia França.

No entanto, é claro que para atingir esse resultado, é necessário investir em cremes e loções que tenham ação efetiva contra as manchas, finaliza a farmacêutica.

Fontes: Cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Dra. Aline Lamaita / Professor doutor Kasuo Miyake / Cirurgião-dentista e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Dr. Hugo Lewgoy / Dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dr. Abdo Salomão Jr./ Dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dr. Daniel Cassiano / farmacêutica e gerente científica da Biotec Dermocosméticos, Patrícia França.

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário