Exclusivo: de 2020 a 2022, Abrafarma realizou mais de 20 milhões de testes de Covid-19

Desse número, a maioria teve resultado negativo para o vírus

As farmácias da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), tiveram um papel crucial na detecção de casos de Covid-19 desde o início da pandemia. De 28 de abril de 2020, data da autorização do serviço de testes rápidos em farmácia, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), até dezembro de 2022, as redes da Abrafarma, realizaram mais de 20 milhões de testagens de Covid-19 em suas quase 5 mil lojas pelo Brasil.

Desse número, a maioria teve resultado negativo para o vírus (mais de 15 milhões).

O Brasil registrou 480 novas mortes por Covid no Brasil nesta quinta-feira (19), fazendo o total passar de 696 mil óbitos desde o começo da pandemia.

A média de óbitos pela doença ficou em 128, indicando tendência de estabilidade após ficar em tendência de queda por nove dias. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa.

A média de casos conhecidos está em 15 mil casos por dia, a mais baixa desde 21 de novembro, quando marcou média de 14.971 casos conhecidos.

Dados da Fiocruz

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também teve papel fundamental no auge da pandemia de Covid-19.

A fundação produziu mais de 21 milhões de kits de diagnóstico e realizou mais de 9,7 milhões de testes RT-PCR, no período, o que corresponde a 33% de todos os testes deste tipo na rede pública de laboratórios do Brasil.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Deixe um comentário