Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»PDV»Exclusivo: Dez passos para inovar na farmácia
    PDV

    Exclusivo: Dez passos para inovar na farmácia

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia9 de outubro de 2023Atualizado em:8 de abril de 2024Nenhum comentário4 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    exclusivo-dez-passos-para-inovar-na-farmacia
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Em 2021, as 26 redes varejistas ligadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) tiveram alta de 56,8% nas operações de delivery e e-commerce, totalizando R$ 2,8 bilhões.

    O resultado confirma que a inovação, principalmente por meio da transformação digital, está caminhando e se mantendo em movimento no setor. Afinal, não é novidade que o shopper e a jornada de compras não são mais como eram antigamente. “A inovação pode ser incremental, que é quando há um acréscimo de melhorias em um determinado produto, processo ou modelo de negócios; ou radical, quando rompe os limites da inovação incremental, trazendo mais produtividade e uma nova trajetória tecnológica e de negócios”, explica o fundador, coordenador e professor do Núcleo de Varejo Retail Lab da ESPM e coordenador do último workshop do Farma Academy, da ESPM, desenvolvido em parceria com o Guia da Farmácia, Prof. Ricardo Pastore.

    Então, confira dez dicas do Product Manager Farma da Bnex, Fernando Foster, para inovar, hoje mesmo, na sua farmácia:

    1. Usar a criatividade: na farmácia, inovar significa buscar novas abordagens para melhorar a experiência dos clientes e impulsionar o sucesso do negócio. Isso pode envolver diversas iniciativas, como o desenvolvimento de serviços adicionais, como aconselhamento farmacêutico personalizado, monitoramento de saúde e testes rápidos.

    2. Utilizar ferramentas digitais: a utilização de tecnologia, como soluções digitais e aplicativos móveis, pode aprimorar a eficiência dos processos e oferecer conveniência.

    3. Fazer com que o cliente se sinta único: uma abordagem centrada no cliente, com programas de fidelidade personalizados e recomendações personalizadas, também é fundamental.

    4. Encontrar parceiros: estabelecer parcerias estratégicas com profissionais da área, criar um ambiente atraente na loja e promover a educação em saúde são aspectos importantes para proporcionar uma experiência diferenciada.

    5. Implementar programas de fidelidade: uma vertente importante para inovar é criar programas de fidelidade para recompensar os clientes e incentivá-los a retornar à farmácia. Nesse sentido, vale oferecer descontos exclusivos, benefícios especiais e aproximar a comunicação para aumentar a lealdade dos clientes. A forma mais básica desse trabalho pode ser feita diretamente no Enterprise Resource Planning (ERP). Apenas é preciso ter cuidado para estar adequado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    6. Utilizar dados e análises: realizar uma análise de dados dos clientes para entender melhor as preferências e necessidades é um passo importante. Com eles, é possível usar insights para personalizar ofertas, recomendar produtos relevantes e aprimorar a comunicação.

    7. Investir no e-commerce e nas mídias sociais: nesse sentido, vale estabelecer uma presença on-line sólida, criando um site atraente, uma loja on-line e aproveitando as redes sociais. Considerar também a integração com aplicativos de entrega rápida para facilitar a compra e o acesso aos produtos. Ferramentas como Canva e Inteligências Artificiais (IAs) Generativas otimizam muito o tempo de criação de publicações para redes sociais.

    8. Oferecer serviços de saúde adicionais: nesta área, a dica é expandir os serviços oferecidos além da venda de produtos, considerando a oferta de serviços de aconselhamento farmacêutico, vacinas, medição de pressão arterial e testes de saúde. Isso aumentará o valor percebido da farmácia e atrairá mais clientes.

    9. Automatizar processos: a farmácia pode implementar sistemas de automação para gerenciar o estoque de forma eficiente e melhorar os processos de atendimento ao cliente. Neste caso, vale considerar a incorporação de tecnologias inovadoras, como quiosques interativos e assistentes virtuais, para melhorar a experiência do cliente na loja ou/e canais digitais.

    10. Capacitar o atendimento: treinar a equipe para fornecer um atendimento personalizado é um passo essencial. Deve-se ouvir suas necessidades, oferecer recomendações adequadas e garantir que eles se sintam valorizados e bem atendidos.

    Exclusivo: Como a tecnologia moldará o futuro da farmácia

    Fonte: Guia da Farmácia

    Foto: Shutterstock

    inovação farma inovação farmácia inovação varejo inovar farmácia
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Buscas por locais para descarte de medicamentos aumentam 90%

    6 de junho de 2024

    Drogasmil celebra aniversário com serviços farmacêuticos gratuitos

    8 de maio de 2024

    Programa de saúde da COOP apoia moradores de Sorocaba

    7 de maio de 2024

    A nova era do GC e o Código 2D

    24 de abril de 2024

    Panvel do Hospital São Lucas da PUCRS ganha nova localização

    4 de março de 2024

    Exclusivo: Como potencializar as vendas de descartáveis adultos na sua farmácia

    15 de fevereiro de 2024
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Prescrição em Debate

    Prescrição em Debate

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Edifício do Associativismo: o futuro do varejo farmacêutico

    6 de maio de 2025
    Leia mais »

    Inovação no mercado de enxaguantes bucais

    5 de maio de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Tendências de bem-estar abrem oportunidades no setor farma

    14 de maio de 2025

    Vendas de vitaminas e suplementos crescem 37% no Brasil

    14 de maio de 2025

    Grupo Chiesi cresce dois dígitos em 2024

    14 de maio de 2025

    Febre em crianças: veja os erros que você não pode cometer

    14 de maio de 2025

    Drogaria São Paulo inicia venda de vacina contra Influenza do Instituto Butantan

    14 de maio de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.