Exclusivo: Ecofitus planeja crescer quase 30% em 2023

Com portfólio voltado para nutracêuticos essa categoria de produtos, Ecofitus se destaca no mercado nacional e projeta crescimento aproximado de 30% para 2023

Atuando no mercado nacional há quase duas décadas, a catarinense Ecofitus orgulha-se em ser uma das primeiras indústrias brasileiras totalmente voltada à produção de nutracêuticos, categoria que, segundo o presidente da empresa, Rodrigo Rossa, cresceu muito nos últimos cinco anos e tem relevância considerável, visto que representa linhas de produtos que melhoram o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia, o executivo revelou que, apesar da força da companhia com essa categoria, a empresa deve crescer além dessas fronteiras. “Ingressamos, há cerca de 60 dias, com uma linha de cosméticos e pretendemos, nos próximos anos, ingressar com Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) em categorias importantes”, indica.

Os consumidores e/ou clientes majoritários da categoria de vitaminas, minerais e suplementos são os homens (60%) e mulheres (40%). “É mais prevalente o consumo entre a população de 25 a 39 anos de idade (42%) e a predominância maior se dá na Região Sudeste (em torno de 57%). Recentemente, a Ecofitus lançou somente na categoria de nutracêuticos, sejam vitaminas ou minerais isolados, ou combinados com alguma inovação incremental em vários destes 109 projetos/novos produtos e que estão atrelados a aproximadamente 30 novas marcas”, celebra Rossa.

A Ecofitus visa ser uma organização voltada para o mercado de Over The Counter (OTC), apesar de, no DNA, ter forte a cultura de nutracêuticos. “Ingressamos, há cerca de 60 dias, com uma linha de cosméticos e pretendemos, nos próximos anos, ingressar com Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) em categorias importantes”, conta o executivo.

De 2021 para 2022, a Ecofitus cresceu acima de 26% e para 2023, o crescimento esperado é de 28%, resultado dos lançamentos e da linha de cosméticos, com destaque para proteção solar e a positivação de produtos no varejo farma. “Em 2023, serão 65 novos produtos com aproximadamente 23 novas marcas, divididos entre cosméticos, probióticos, sistema respiratório e reidratantes. Em 2024, ingressaremos na categoria de cuidados bucais, ampliando a linha de cosméticos e a linha de nutracêuticos com novas formulações”, conta o presidente da Ecofitus, destacando que hoje, a marca alcança mensalmente, 28 mil PDVs, mas cresce acima de 20% ano após ano. “O papel das farmácias foi fundamental para que o desenvolvimento desta categoria chegasse onde chegou e com potencial de ir muito além”, afirma Rossa.

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Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Rodrigo Rossa

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