Destaques & lançamentos

Grupo Panvel cresce 19,4% no 1T22, com receita bruta de R$ 969 mi

Crescimento de vendas do varejo, eficiência operacional, aumento do market share e expansão recorde nos últimos 12 meses, com 68 novas lojas, são destaques do balanço

O Grupo Panvel fechou o 1T22 com crescimento de 19,4% e receita bruta de R$ 969 milhões. Os números positivos e acima da média do mercado são atribuídos à eficiência operacional, ao share digital, que se manteve em patamares elevados, com participação de 15,5% das vendas, e à expansão das lojas físicas da rede de farmácias – nos últimos 12 meses, 68 novas lojas, um recorde para a companhia.

A divulgação de resultados, feita na última quarta-feira (11), dá destaque para a operação de varejo do Grupo (farmácias Panvel), que atingiu um crescimento de venda de 19,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, com números robustos de crescimento (11,8%) de mesmas lojas (SSS – Same Store Sales) e 10,3% em lojas maduras.

Otimismo

Diante de um cenário macroeconômico desafiador, com alta da inflação e das taxas de juros e riscos de restrição em algumas cadeias de suprimento, a expectativa de capacidade de execução para o ano é otimista.

“Os resultados mostram que crescemos mais que o mercado. Nossa despesa administrativa é estável, em 2,2%, e somos os mais eficientes em termos de pessoas por loja. Além disso, a expansão segue em linha com o nosso planejamento, com 15 novas lojas apenas no primeiro trimestre do ano”, afirma o  diretor executivo de Finanças e de Relações com Investidores do Grupo Panvel, Antônio Napp.

A saber, a rede encerrou o 1T22 com 527 lojas.

O executivo destaca também a assertividade da expansão das lojas físicas, pelo aumento de venda média por loja, acima da concorrência, e a rápida maturação das operações.

“Seguimos ganhando market share em todos os estados da Região Sul. Chegamos a 11,6%, um crescimento de 0,1p.p. sobre o 1T21. Esse ganho consistente, trimestre após trimestre, é mais um elemento que reforça a excelência na execução da nossa estratégia”, pontua o CEO do Grupo Panvel, Julio Mottin Neto.

O EBITDA ajustado no período cresceu 5,8% na comparação com o 1T21, atingindo, portanto, 4,1% em relação a venda, acompanhado de um forte crescimento do Lucro Líquido ajustado, de 30,1%, 2,6% em relação à venda.

“Entendemos que são margens muito saudáveis, em especial em um contexto de aumento de inflação e de aceleração de expansão que trazem uma pressão natural no resultado de curto prazo”, pondera, então, Napp.

Medicamentos e marca própria

A venda de medicamentos teve boa performance, com crescimento de 20,5% em comparação ao 1T21.

De acordo, então, com Napp, o resultado tem relação direta com importantes projetos que estão sendo conduzidos pela companhia, como o acompanhamento da jornada de clientes com doenças crônicas, ações de CRM que auxiliam o acompanhamento de tratamentos e o incremento de parcerias com operadoras de saúde e venda de medicamentos especiais, por meio do Panvel Saúde Empresarial.

A categoria Higiene e Beleza (HB) apresentou alta de 14,9% no mesmo período, com destaque para a performance dos Produtos Panvel, que representaram 20,1% sobre as vendas da categoria e 7,7% sobre as vendas total do varejo, com crescimento de 14,6% em relação ao 1T21.

Força nos serviços e no digital

Os serviços também são destaque.

As vendas do Panvel Clinic, por exemplo, representaram 4,5% da receita total da Panvel, puxadas pelo forte movimento de testagem de Covid-19 observado em janeiro e pelo início do trabalho de vacinação da gripe no mês de março.

No trimestre, foram mais de 380 mil testes realizados, que representaram 38,2% do market share de testagem na Região Sul (dados IQVIA).

Além disso, o Grupo Panvel manteve a posição de benchmark digital do varejo farma brasileiro, com a mais alta participação dos canais digitais, diferencial competitivo fruto de uma experiência fluida e totalmente omni.

Mesmo com uma forte base de comparação, as vendas por meio destes canais representaram 15,5% do total da Companhia, crescimento de 14,5% no 1T22 em comparação ao 1T21.

Grupo Panvel tem nova marca que destaca a essência do negócio: o foco no cuidado 

Fonte e foto: Grupo Panvel

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário