Grupo Panvel cresce 19,4% no 1T22, com receita bruta de R$ 969 mi

Crescimento de vendas do varejo, eficiência operacional, aumento do market share e expansão recorde nos últimos 12 meses, com 68 novas lojas, são destaques do balanço

O Grupo Panvel fechou o 1T22 com crescimento de 19,4% e receita bruta de R$ 969 milhões. Os números positivos e acima da média do mercado são atribuídos à eficiência operacional, ao share digital, que se manteve em patamares elevados, com participação de 15,5% das vendas, e à expansão das lojas físicas da rede de farmácias – nos últimos 12 meses, 68 novas lojas, um recorde para a companhia.

A divulgação de resultados, feita na última quarta-feira (11), dá destaque para a operação de varejo do Grupo (farmácias Panvel), que atingiu um crescimento de venda de 19,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, com números robustos de crescimento (11,8%) de mesmas lojas (SSS – Same Store Sales) e 10,3% em lojas maduras.

Otimismo

Diante de um cenário macroeconômico desafiador, com alta da inflação e das taxas de juros e riscos de restrição em algumas cadeias de suprimento, a expectativa de capacidade de execução para o ano é otimista.

“Os resultados mostram que crescemos mais que o mercado. Nossa despesa administrativa é estável, em 2,2%, e somos os mais eficientes em termos de pessoas por loja. Além disso, a expansão segue em linha com o nosso planejamento, com 15 novas lojas apenas no primeiro trimestre do ano”, afirma o  diretor executivo de Finanças e de Relações com Investidores do Grupo Panvel, Antônio Napp.

A saber, a rede encerrou o 1T22 com 527 lojas.

O executivo destaca também a assertividade da expansão das lojas físicas, pelo aumento de venda média por loja, acima da concorrência, e a rápida maturação das operações.

“Seguimos ganhando market share em todos os estados da Região Sul. Chegamos a 11,6%, um crescimento de 0,1p.p. sobre o 1T21. Esse ganho consistente, trimestre após trimestre, é mais um elemento que reforça a excelência na execução da nossa estratégia”, pontua o CEO do Grupo Panvel, Julio Mottin Neto.

O EBITDA ajustado no período cresceu 5,8% na comparação com o 1T21, atingindo, portanto, 4,1% em relação a venda, acompanhado de um forte crescimento do Lucro Líquido ajustado, de 30,1%, 2,6% em relação à venda.

“Entendemos que são margens muito saudáveis, em especial em um contexto de aumento de inflação e de aceleração de expansão que trazem uma pressão natural no resultado de curto prazo”, pondera, então, Napp.

Medicamentos e marca própria

A venda de medicamentos teve boa performance, com crescimento de 20,5% em comparação ao 1T21.

De acordo, então, com Napp, o resultado tem relação direta com importantes projetos que estão sendo conduzidos pela companhia, como o acompanhamento da jornada de clientes com doenças crônicas, ações de CRM que auxiliam o acompanhamento de tratamentos e o incremento de parcerias com operadoras de saúde e venda de medicamentos especiais, por meio do Panvel Saúde Empresarial.

A categoria Higiene e Beleza (HB) apresentou alta de 14,9% no mesmo período, com destaque para a performance dos Produtos Panvel, que representaram 20,1% sobre as vendas da categoria e 7,7% sobre as vendas total do varejo, com crescimento de 14,6% em relação ao 1T21.

Força nos serviços e no digital

Os serviços também são destaque.

As vendas do Panvel Clinic, por exemplo, representaram 4,5% da receita total da Panvel, puxadas pelo forte movimento de testagem de Covid-19 observado em janeiro e pelo início do trabalho de vacinação da gripe no mês de março.

No trimestre, foram mais de 380 mil testes realizados, que representaram 38,2% do market share de testagem na Região Sul (dados IQVIA).

Além disso, o Grupo Panvel manteve a posição de benchmark digital do varejo farma brasileiro, com a mais alta participação dos canais digitais, diferencial competitivo fruto de uma experiência fluida e totalmente omni.

Mesmo com uma forte base de comparação, as vendas por meio destes canais representaram 15,5% do total da Companhia, crescimento de 14,5% no 1T22 em comparação ao 1T21.

Grupo Panvel tem nova marca que destaca a essência do negócio: o foco no cuidado 

Fonte e foto: Grupo Panvel

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