Herpes genital: o que é, como tratar rápido e como evitar

As principais causas da contaminação são: relações sexuais sem proteção e contato com a pele, saliva e fluidos da pessoa infectada

A herpes genital é uma doença sexualmente transmissível ulcerativa, causada por herpes-vírus humano 1 (HSV-1) ou 2 (HSV-2).

É possível se prevenir da doença com o uso da camisinha, mas o método não é 100% eficaz.

Confira as formas de transmissão da doença, seus sintomas, tratamentos e muito mais.

O que é herpes genital?

O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível causada por vírus e que ataca a pele ou as membranas mucosas dos genitais.

A doença pode ter dois tipos: vírus da herpes simples tipo 1 (HSV-1), normalmente associado a infecções dos lábios, da boca e da face; e o vírus da herpes simples 2 (HSV-2), normalmente transmitido sexualmente, provocando coceiras, bolhas e feridas genitais.

As principais causas da contaminação são: relações sexuais sem proteção e contato com a pele, saliva e fluidos da pessoa infectada.

O vírus pode ser transmitido mesmo quando não há sintomas ou lesões presentes.

A melhor forma de se prevenir herpes genital o uso de preservativos, porém, a única forma 100% garantida de não se contrair a doença é não manter relações sexuais.

herpes genital

Como saber se estou com herpes genital?    

Sintomas  

A maioria dos casos de herpes genital primário não causa sintomas visíveis, inclusive, muitas pessoas infectadas não sabem que têm a doença. Além disso, maioria dos pacientes que se infecta com o vírus herpes simplex tipo 2 não desenvolve doença, permanecendo assintomáticos e também sem ter conhecimento do contágio.

Nos pacientes que desenvolvem sintomas, o quadro clínico é dividido em duas situações: infecção primária e recorrência. Caso apareçam lesões genitais, elas costumam se desenvolver cerca de quatro a sete dias após o contato, podendo demorar até duas semanas, e ocorrem nos seguintes locais:

  • No prepúcio, glande e cabeça do pênis em homens.
  • Nos lábios, clitóris, períneo, vagina e cérvice em mulheres.
  • Ao redor do ânus e no reto em homens ou mulheres que praticam sexo anal receptivo.

Infecção primária do herpes genital (primeira vez que as lesões surgem após o doente ter sido infectado).

  • O principal sinal do herpes genital são pequenas bolhas agrupadas nos órgãos genitais. Normalmente, as bolhas surgem e logo em seguida se rompem formando úlceras. Na infecção primária estas lesões tendem a ser muito dolorosas. Pode haver também comichão no local.
  • Além da lesão típica do herpes, a infecção primária costuma vir acompanhada de outros sintomas, como febre, mal estar e dores pelo corpo. Podem surgir linfonodos nas região da virilha e, se as úlceras estiverem próximas à saída uretra, pode haver intensa dor ao urinar.
  • As lesões na infecção primária do herpes genital costumam demorar em média 20 dias para desaparecer.

Segunda crise

Uma segunda crise pode aparecer semanas ou meses depois da primeira, sendo quase sempre menos grave, tendo menor duração que a primeira e podendo diminuir a frequência de crises com o tempo. Contudo, uma vez que uma pessoa é infectada, o vírus se esconde nas células nervosas e permanece no corpo, podendo permanecer “adormecido” e se reativando ou piorando a qualquer momento.

Algumas situações que podem levar a uma crise são:

  • Cansaço.
  • Irritação genital.
  • Menstruação.
  • Estresse.

Como tratar e eliminar herpes genital?

Não existe cura para a herpes genital, mas a infecção pode ser controlada. O tratamento com antivirais serve para acelerar a cura das lesões, bem como aliviar os sintomas, impedir complicações e reduzir o risco de transmissão para outros.

Os medicamentos comumente utilizados são: Aciclovir, Famciclovir e Valaciclovir.

Contudo, não é indicado utilizar nenhum medicamento sem consultar um médico. Somente ele poderá prescrever o medicamento, orientar sobre a dose do medicamento e a duração do tratamento.

Além disso, a avaliação dos parceiros sexuais dos pacientes com herpes genital é recomendada.

herpes

Como melhorar rápido a herpes genital?

Como vimos anteriormente, não existe cura para a herpes genital. Além disso, somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Sendo recomendado sempre seguir à risca as orientações do seu médico e nunca se automedicar.

Porém, algumas práticas caseiras podem aliviar os sintomas, auxiliando no alívio da dor, como é o caso de banhos de assento com manjerona ou hamamélis.

Como evitar o aparecimento de herpes?

O riso de herpes genital pode ser reduzido através do uso da camisinha. Entretanto, os preservativos não cobrem todas as áreas que podem ser afetadas e não protegem totalmente contra o herpes genital. Por exemplo, uma lesão de herpes na bolsa escrotal continua exposta mesmo com o uso apropriado da camisinha.

Desse modo, a única forma de se proteger 100% da herpes genital é não ter relações sexuais.

Além disso, pessoas que tem a infecção, devem se abster de atividades sexuais durante as crises e sempre usar camisinha, pois a herpes genital pode ser transmitida mesmo quando o paciente não possui sintomas.

No caso de mulheres grávidas com herpes genital, é necessário consultar seu médico para saber as recomendações corretas para não passar a infecção para o bebê.

infecção por herpes genital

Posso fazer sexo se tiver herpes?

Se você tem a doença, você deve conversar com seu(s) parceiro(s) sexual(is), para que eles estejam cientes do risco envolvido. O uso da camisinha reduz o risco de transmissão, mas não livra por completo. Isso porque, nem todas as regiões onde a herpes aparece são cobertas pelo preservativo, e, mesmo sem sintomas, você ainda pode infectar outras pessoas.

Além disso, não é recomendado ter atividade sexual durante uma crise de herpes.

Se seu parceiro ou parceira estiver infectado com herpes, é melhor evitar qualquer tipo de contato sexual até que a doença esteja sob controle.

Conclusão

A herpes genital é uma doença sexualmente transmissível, que pode ser evitada pelo uso da camisinha, mas a única forma 100% segura de prevenção é a abstenção sexual.

Seu tratamento é feito com medicamentos antivirais que devem ser prescritos por um médico, após o diagnóstico da doença.

Contudo, não é indicado utilizar nenhum medicamento sem consultar um médico. Somente ele poderá prescrever o medicamento, orientar sobre a dose do medicamento e a duração do tratamento.

Por isso, na dúvida, consulte sempre um médico.

 

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

Não se automedique, consulte um profissional de saúde.

52 Comentários

    • Geovani Menezes em

      Deixar ter relação sexual com sua esposa é o fim da picada o que é que p a esposa ou marido vão pensar a respeito desta atitude esdrúxula. Vocês são de outro planeta ou é pura iguinorânça? Boa noite.

      • isso é uma doença, tome consciência!!!! Não ter relação com sua esposa enquanto estiver sob uma crise de herpes é uma maneira de proteger ela desta doença tão dolorosa. O que ela vai pensar é que voce ama ela a ponto de evitar que ela contraia uma DOENÇA. se é que você ama a sua esposa né filho…

      • Quanta ignorância eim! Herpes é uma doença, uma mulher que pega herpes SOFRE pois as feridas principalmente pra fazer xixi ou ter relações doem muito! Outra coisa, se você como homem passa isso pra ela você é um Irresponsável! Que fogo é esse que vc não consegue ficar alguns dias sem ter relações? Pelo amor de Deus né! Tome conciencia e VOLTE VOCE PARA TERRA, pois acho que quem vive em outro planeta é você!

        • Muito 😢 triste, contrai a doença com meu marido e vivo uma tristeza sem fim, quando tenho crises.
          Lamentavelmente além de tudo isso, acabei separando, hj tenho muito receio de me relacionar novamente.

        • Eu contrai essa doença mantendo relação com uma pessoa e ele não me contou e depois vai ser muito mal tive febre muitas dores depois descobri isso porque é arrasada depois descobri que eu peguei isso fiquei sem chão Se eu soubesse que a pessoa tinha isso tinha evitado mas infelizmente eu não sabia acabei pegando dele

      • Você pode ter relações sexuais com sua esposa ou esposo sem problemas. Você só não pode ter é durante as crises. Depois que melhorou e os sintomas desapareceram você não transmite o vírus mais. Mas tem que esperar melhorar.

        • Fala amigo, claro que pega. A doença não é transmitido só nas crises. No meu caso por exemplo, eu e minha esposa temos herpes, pegamos no curso do casamento, ai tivemos que abrir o jogo, os dois estavam traindo. Enfim, hoje a gente transa sem camisinha e não temos crises. Cuidamos da imunidade, boa alimentação, vida mais tranquila e sem stress. Mas já tive fases de alto stress que tinhas crises recorrentes. Tudo depende do estilo de vida.

    • Boa noite, me chamo Roberto braga tenho herpes no pênis e já faz muitos anos,ela demora meses para aparecer neste 3 ou 4 dias eu não faço sexo ou seja não prático o ato sexual eu uso a pomada quadriderme e logo some,minha companheira nunca se contaminou,só ocorre o risco de contaminação quando a ferida fica exposta, vivo uma vida normal sem problemas. 21)987820759

      • Eu tenho herpes no pênis e não me atrapalha em nada já faz muitos anos e demora meses para aparecer, é uma feridinha esposa e neste período de 3 ou 4 dias não prático o ato sexual com minha parceira, eu uso pomada quadriderme que é super eficaz some rápido em 2 até 4 dias,vivo uma vida normal e super viril

  1. Márcia Maciel dos Santos em

    A reinfecção por herpes genital pode ocorrer sem a prática sexual, quando a pessoa é exposta a uma situação de estresse??

    • José Rodrigues em

      Isso é um mistério, pois alguns especialistas dizem estar mais associado a uma predisposição genética. Tendo em vista que 90% da população provavelmente já teve contato com o vírus, e o estresse é algo que atinge a todos não teria sentido apenas uma pequena parcela apresentar sintomas recorrentes, infelizmente é algo sem solução aparente, só resta tentar controlar com antiviral e torcer pra que um dia o corpo consiga conter a recorrência.

      • Infelizmente eu estou dentro dessas minorias que tem recorrência o médico só fala para eu tomar antiviral eu tomo porém ainda tenho a crise se eu me alimentar de algum alimento que atiça a doença eu não sei mais oque fazer.
        Caso alguém poder me ajudar entre em contato comigo11 964062578
        Eu namoro e sempre que tenho essa recorrência eu não tenho relação com ela por um tempo de 7 dias para garantir.
        Mas as crianças sempre volta

    • Se você já tem ela sim , a situação de estresse é uma das coisas que podem fazer ela voltar a eclodir . Mas quem tem herpes, até então não tem cura . Sempre ela vai voltar .

    • Todos mundo que esta lendo isto esta com bolinhas no Piu Piu ou na Perereca…
      Bem feitos, na hora da furunfadinha sem camisinha tava bom, né?
      Agora não tem jeito, e gastar dinheiro com remédio e aguentar a dor kkkkk

  2. Eu vivo com herpes a alguns anos. Herpes, é um vírus fácil de se contrair e se vc não for cuidadoso com a sua higiene vc pode até passar de um lugar para o outro no seu corpo.
    Quando a crise é amena, ela desaparece em alguns dias, mas se persistir ou for muito forte, tomar antivirais mencionados acima é a melhor opção.
    Normalmente aparece quando seu sistema imunológico está baixo devido estresse. Melhor forma de evitar vírus voltar é ter uma uma qualidade de vida saudável com boa alimentação, exercícios e evitar se estressar. Meditação, yoga é uma ótima opção para sua saúde física e mental.

    • David , neste caso como e a tua vida sexual com sua parceira voce tem e usar preservativo o tempo todo?ou quando os sintomas desaparecem tens a segurança e fazes sema proteção ?

  3. Eu tenho essa doença herpes a minha sir abrir um corte que dói muito é arde quando vou fazer xixi é coseira também o que eu faço , sir acontece quando temos sexo .

    • Eu tenho essa doença desde 2014 e difícil conviver com essa doença um vez por mês as vezes dois meses sem e volta a crise leva entorno de uma semana e meia sem relação sexual com minha esposa ela sabe que tenho essa doença e evito fazer sexo quando estou nesses dias rezo para que algum dia encontrem a cura

  4. MOISES DE MEDEIROS BARROS em

    Qual tipo de medicamentos vcs usam mais
    Poxa tenho isso desde 2018 e sempre aparece mesmo sem eu ter relação sexual vou deixa meu watts aqui se alguém poder ajudar 11940702066

    • Antônio Marcos Nery em

      Olá bom dia a todos descobrir que na Rússia tem a cura só que a oms não quer aprovar pro mundo e uma vacina.Eu tomo sempre valtrex quando estou com crise duas sem.crise uma por dia.

  5. A matéria, muito mal feita por sinal, repetiu umas 3 vezes essa frase 🙁 Desse modo, a única forma de se proteger 100% da herpes genital é não ter relações sexuais.) Como se todo mundo fosse padre e abstemio sexualmente. Quanta idiotice. Pelo menos 90% da população mundial tem a herpes no organismo, que por sinal é um vírus inteligente, pois não tenta matar seu hospedeiro (que somos nós), como fazem outros virus como o covid, o HIV e o Ébola por exemplo.
    Então, mesmo que tomemos todos os cuidados e usamos preservativos, quando casamos podemos pegar do companheiro ou companheira, que nem sabe que tem o virus.
    Eu tenho esse virus desde os meus 13 anos de idade quando meu tio me levou em um put$#@eiro pra “virar homem”. As vezes demora anos pra ele aparecer de novo, e as vezes aparece duas vezes no mesmo mes. Sempre some apos 7 dias, independente se passar pomadas anti virais. Ou seja, as pomadas não servem pra nada. O melhor é evitar estresse e sol excessivo em dia de verão, pois de alguma forma que desconheço, o sol ativa ele as vezes. Por favor, façam materias mais inteligentes.

  6. Boa noite a todos! Já tinha quase um ano que não tinha crise, esses dias tive que tomar um remédio para dor no corpo e percebi que me deu somente uma ferida no pênis, eu passo hipoglos e oque sempre me ajudou no caso de dor,e ajuda mesmo até passar a crise!já que as pomadas citadas acima não me ajudam em nada, mas resolvi passar uma pomada que comprei para uma ferida na orelha da minha mãe, e por incrível que pareça no outro dia já havia melhorado 80% , pra mim funcionou muuuiiiito bem, nO sei se pode funcionar para todos. (Varejão de betametasona +sulfato de gentamicina +tolnaftalo+clioquinol) esses nomes todos são da mesma pomada, espero que possa ajudar a todos, mas antes consultem o médico!!

  7. eu tenho essas crise quase todo mês, infelizmente de um ano e meio pra cá, as crises são recorrentes todo mês, já li muito a respeito dessa doença, infelizmente eu sou uma pessoa muito estressada, que ajuda muito nas reinfestações, sempre quando vem a crise, eu tomo aciclovir comprimido de 400 mg e passo a pomada aciclovir também, onde leva o tempo de uns 5 dias a passar a infestação.

    • Eu tbm tenho essa doença ate então não sabia oq fazer dai fui lendo as mensagens sei que não tem cura mais ja sei como fazer o tratamento pra amenizar através do comentário de vcs eu agradeço pelas pessoas que dispuseram seu tempo pra ajudar as pessoas infectado que não sabiam como lhe dar com essa porcaria dessa doença sem cura..obrigado pelo apoio meus amigos

  8. Olá, sou Marcelo Pear e sou do Rio Brasil. Deixe-me testemunhar perante o público sobre um grande médico fitoterápico chamado Dr. Sábio da África, que me ajudou com minha própria doença. Eu tinha HIV/AIDS há mais de 5 anos e estava quase chegando ao fim da vida por causa da aparência da minha pele. Tudo o que tenho na cabeça é desistir porque a vida não me interessa mais. Uma noite, minha irmã me disse que havia encontrado um médico na internet que poderia curar o HIV/AIDS. Não me interessou porque não acreditei. Ela me ajudou em tudo que o médico pediu, preencheu a ficha de tratamento para mim e ainda usou o próprio dinheiro para conseguir o remédio para mim. Durante uma semana de uso do medicamento comecei a ficar mais forte, meu sangue começou a fluir normalmente 4 a 7 dias depois, comecei a ganhar peso, antes da 2ª semana meu corpo começou a se desenvolver, minha pele começou a crescer. Depois de um mês, fiz o teste de HIV e o resultado foi negativo. Estou muito feliz em poder dizer que não sou mais um paciente com HIV/AIDS. Se você tem HIV/AIDS, hepatite, herpes ou HPV, doença coronariana ou qualquer outra doença, entre em contato com o Dr. WISE. Seu e-mail é: [email protected] e seu número de Whatsapp é: +2349063191711. Desejo boa sorte, Deus abençoe a todos. Você também pode me enviar um e-mail para [email protected]

  9. Sou guti pana, contraí o HIV em 2020, meu médico me disse que não há cura possível para o HIV. Comecei a tomar meus ARVs, meu CD4 era 77 e a carga viral era 112.450. Vi um site do Dr. Wise, também vi muitos depoimentos sobre ele sobre como ele usa fitoterápicos para curar o HIV. Entrei em contato com ele e contei meus problemas. Ele me mandou o fitoterápico e tomei por 28 dias. Depois disso fui fazer um check-up e fiquei curado. O medicamento NÃO TEM EFEITOS COLATERAIS, não existe dieta especial na hora de tomar o medicamento. Ele também cura ELA, HEPATITE B, CÂNCER, HERPES, DIABETES e muito mais. aqui está meu contato +2349063191711… Você pode contatá-lo em [email protected]. visite o site dele ou ligue/Whatsapp [+2349063191711]

Deixe um comentário