Japoneses desenvolvem remédio que faz crescer novos dentes

Ensaios clínicos serão realizados no Hospital Universitário de Kyoto e começam neste ano com homens adultos que não têm pelo menos um dente

Cientistas japoneses começarão em breve os primeiros ensaios clínicos de um “remédio para regeneração dentária”, ou seja, para crescer novos dentes, de acordo com a revista científica The Mainichi.

Os testes serão realizados no Hospital Universitário de Kyoto, comandados por pesquisadores da startup Toregem Biopharm, com pacientes que nunca desenvolveram alguns ou todos os dentes desde o nascimento, uma condição chamada anodontia congênita.

Os pacientes receberão um tratamento com anticorpos que desativa uma proteína chamada USAG-1. Os pesquisadores acreditam que essa proteína impede que os “brotos dentários”, que a maioria das pessoas possui, se desenvolvam em dentes de leite ou permanentes.

Geralmente, pessoas com essa condição recorrem a implantes ou dentaduras. Entretanto, o tratamento da startup poderia proporcionar essa terceira opção.

A equipe espera tratar tanto as pessoas que não conseguiram desenvolver dentes desde o nascimento, como  aquelas que perderam os dentes por qualquer motivo.

Testes começam neste ano

A Fase 1 do estudo está marcada para setembro e avaliará se o tratamento é seguro. Assim, 30 adultos do sexo masculino, saudáveis e com falta de pelo menos um dente posterior vão participar desta etapa.

Em seguida, a Fase 2 será realizada em 2025 com pacientes de dois a sete anos com anodontia congênita e que perderam pelo menos quatro dentes desde o nascimento.

A equipe já testou o tratamento com sucesso em animais, sem efeitos colaterais observados. Em 2018, a equipe testou a droga em furões, que têm dentes semelhantes aos humanos, e descobriu que novos dentes cresceram com sucesso.

Fonte: Época Negócios

Leia mais

Farmacêuticos da UFC criam produto para prevenção da cárie a partir do óleo de copaíba 

Deixe um comentário