Latam Retail Show mostra as tendências e mudanças do novo varejo

O evento está acontecendo no formato ‘figital’, com opção presencial e com transmissão online

A sétima edição do Latam Retail Show, organizado pelo Gouvêa Experience, marcou o primeiro dia de evento com a apresentação de nomes importantes do varejo. Pela primeira vez em formato ‘figital’, ou seja, presencial e com transmissão online, o Latam contou com a divulgação de um estudo realizado em formato online no mês de setembro, com apresentação da sócia da Mosiclab, Karen Cavalcanti. O estudo da empresa analisou 3.620 casos, entre homens e mulheres na faixa etária de 18 a mais de 51 anos e de todas as classes sociais de 14 países latinos, incluindo México, Brasil e outros países sul-americanos e da América Central.

Entre os pontos mais relevantes da pesquisa, a executiva explica que o estudo olha para o comportamento ampliado do consumidor ano a ano, com mudanças profundas durante a pandemia: “Qual é o futuro do consumo, será que hoje é mesmo mais racional? Eu diria que não, o consumidor é mais reflexivo e leva em conta todas as mudanças presentes. Os padrões de comportamento estão mudando desde 2020 e se solidificaram agora. O medo da pandemia caiu entre as maiores preocupações da sociedade e não teremos uma volta ao normal”, afirma.

Segundo os dados da pesquisa, os consumidores estão mais exigentes e buscam cada vez mais por conveniência, serviços gratuitos, conforto e soluções mais rápidas, ampliando a conectividade e a imersão das marcas. Outros números importantes dão conta do crescimento da preocupação das pessoas com o ambiente social, o desenvolvimento sustentável das marcas e o papel da tecnologia. Para Karen Cavalcanti, as empresas precisam olhar para os novos padrões de comportamento para serem mais atrativas a esse novo consumidor. A executiva da Mosaiclab afirma que os impactos causados pelos problemas emocionais são influenciadores diretos nos negócios e a preocupação com questões relacionadas ao ‘global wellness’ precisam ser ainda mais consideradas.

Foto e fonte: Guia da Farmácia

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Deixe um comentário