Luta por Medicamento é relembrada dia 8 de setembro

Dia Nacional foi feita para mostrar dificuldades de pacientes

No dia 08 de setembro é marcado pelo Dia Nacional de Luta por Medicamento. A data marca as dificuldades de acesso a tratamentos e medicamentos para doenças no País. Não éincomum ver que fármacos, já aprovados por agências reguladoras americana e europeia,tenham problemas em sua fase de aprovação ou tenham registro negado devido a entravesburocráticos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mesmo aprovados, alguns medicamentos não chegam ao paciente do sistema público, que acaba sem os resultados esperados devido à ausência de complementos essenciais para amanutenção e possível cura de determinada doença.

O Brasil tem, ainda, problemas de distribuição. Mesmo os medicamentos distribuídos peloMinistério da Saúde enfrentam dificuldades de repasse de órgãos estaduais e municipais.Dessa maneira, o medicamento não chega até o maior beneficiado, o paciente.

Foto: Shutterstock

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.