A busca pela aparência mais jovem

A busca por uma aparência mais jovial e saudável é a principal responsável pelo aumento da procura de dermocosméticos anti-idade nas farmácias. De acordo com a QuintilesIMS, os produtos já representam 8% do faturamento do total do autosserviço farma e 20% do total de Personal Care.

“O segmento de dermocosméticos traz propostas diferenciadas ao público, que são baseadas na entrega de saúde e bem-estar. Além de ser um segmento importante para o faturamento do autosserviço farma, tem um papel fundamental no aumento do tíquete médio da loja e no melhor atendimento do shopper, que está, cada vez mais, buscando a categoria no canal”, revela a diretora de marketing de Mantecorp SkinCare, Regiane Galli Bassi Teixeira.

Apesar de muitos clientes irem à farmácia já com indicação de um dermatologista sobre quais produtos devem consumir, a influência dos atendentes e de consultores treinados é crucial para orientar corretamente sobre quais tipos de cremes são indicados para o fim desejado pelo consumidor.

De acordo com a Johnson & Johnson, a farmácia é o principal canal de vendas para dermocosméticos, devido ao cenário de complexidade que o shopper encontra frente à categoria. Exatamente por isso, o canal precisa esclarecer as dúvidas sobre os produtos e mostrar as opções disponíveis, sempre considerando a prescrição médica.

                                                                         Para cada uma

25 anos de idade: vitamina C para diminuir os radicais livres e por ter ação antioxidante, além de potencializar o protetor solar. Deve ser usada de acordo com o tipo de pele.

30 aos 35 anos de idade: associar a vitamina A (ou tretinoína) aos cuidados antienvelhecimento, por causa de sua ação estimulante da renovação celular, prevenir e manter os cuidados anti-idade.

35 aos 45 anos de idade: o argireline ajuda, dando um efeito tensor ou “botox like”, ao suavizar as rugas finas e deixar a pele com aspecto mais liso. A flacidez começa a ser mais proeminente e deve ser combatida com associação do colágeno ao tratamento.

45 anos de idade em diante: vitamina E e o ácido hialurônico são importantes para manter o tônus e a hidratação da pele.

Fonte: dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dra. Luciana Gasques

“Geralmente, os produtos anti-idade incluem ativos como: os retinoides, que atuam sobre a renovação celular e estimulam a produção de colágeno; ácido hialurônico, que possui alto poder hidratante; antioxidantes, que impedem os danos celulares causados pelos radicais livres; clareadores, que atuam sobre a melanogênese, diminuindo a intensidade das manchas na pele; e alfa hidroxiácidos, que possuem ação sobre a renovação celular”, exemplifica a gerente médica de Mantecorp Skincare, Dra. Mamy Honda Igarashi. 

Essas formulações visam diminuir o envelhecimento da pele, causado por diferentes fatores. A gerente de marketing Brasil para Eucerin, Orietta Balbontin, explica que o processo compreende efeitos nocivos de moléculas oxidativas, como radicais livres, que causam desnaturação de elementos importantes para a saúde da pele, como as fibras elásticas, as fibras colágenas e os fibroblastos, que são as células produtoras do colágeno. 

Dessa maneira, os produtos contribuem com a hidratação e manutenção da barreira cutânea juntamente com ativos que combatem os radicais livres, estimulam a renovação celular e a produção de fibras elásticas. As formulações minimizam os principais sinais da idade: rugas, linhas de expressão, alterações de textura e flacidez.

Em cada idade

Por volta dos 25 anos de idade, os sinais do envelhecimento geral da pele começam a ficar visíveis na superfície. “À medida que ela envelhece, os processos na pele desaceleram e a estrutura se enfraquece. As substâncias que mantêm a pele firme e suave começam a diminuir. Isso se deve à combinação dos efeitos dos processos de envelhecimento internos do corpo, junto com os fatores externos”, explica a gerente de Eucerin.

As peles mais jovens apresentam hidratação melhor, menos rugas, linhas e manchas. Nessa fase, a ênfase deve ser no uso de produtos com ativos antioxidantes, que realizando uma renovação celular adequada, mantenham a hidratação cutânea e ajam prevenindo o aparecimento de linhas, rugas e manchas.

“Já as peles mais maduras precisam de produtos com hidratação mais intensa, pois tendem a ser mais secas e necessitam de ativos que estimulam a formação de colágeno, melhorando a firmeza da pele, ativos que agem sobre as rugas mais profundas e clareadores com ação sobre as manchas já formadas”, comenta a médica de Mantecorp Skincare.

Entre as marcas mais comuns, Orietta afirma que as linhas de expressão formadas a partir da contração muscular, que ocorrem na glabela (entre as sobrancelhas), na testa (ao forçar o olhar), na lateral dos olhos (ao sorrir forte) e na boca, iniciam entre 25 e 35 anos de idade. No pescoço, as linhas se formam pela movimentação da cabeça e pela perda de firmeza da pele e costumam aparecer após os 45 anos de idade. Linhas no colo, na região do decote e linhas verticais na testa ou no meio das sobrancelhas costumam ocorrer por má postura ao dormir, principalmente em quem dorme de lado.

Há diferença, ainda, entre os produtos dependendo da zona em que serão aplicados. “A área dos olhos é uma região mais delicada e necessita de itens com baixo poder de irritação cutânea. Os produtos utilizados nessa região apresentam em sua formulação ativos com ação anti-inflamatória. A região do pescoço e do colo também são um pouco mais sensíveis, exigindo cuidado maior na escolha de produtos para estas áreas”, diz a Dra. Mamy. 

Foto: Shutterstock

As farmácias na adesão ao tratamento

Edição 298 - 2017-09-01 As farmácias na adesão ao tratamento

Essa matéria faz parte da Edição 298 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.