Como fazer o planejamento estratégico para 2018?

No fim de todo ano, traçar o planejamento estratégico para os 12 meses que estão por vir é um exercício fundamental, que deve ser seguido à risca por empresas que almejam crescer com foco e perenidade

Para que os objetivos traçados no planejamento estratégico sejam, de fato, perseguidos por toda a empresa, cada departamento deve ter suas metas próprias, que convergem para a meta geral.
Por exemplo, caso o objetivo seja expandir o número de lojas, cada área deverá trabalhar em prol do crescimento:

Marketing: divulgar o processo de expansão da empresa e atrair o público consumidor para as novas unidades;

Financeiro: garantir o bom uso dos recursos necessários para a abertura e gestão das lojas;

TI: integrar as novas lojas ao sistema de gestão utilizado pela empresa;

Comercial: elaborar um plano de negócios junto aos principais fornecedores, a fim de conseguir boas condições de compra e abastecimento para as novas lojas;

Recursos Humanos: recrutar colaboradores para as unidades a ser inauguradas.

Para garantir um ano positivo aos negócios, é preciso estabelecer metas claras e traçar planos para atingi-las; os esforços devem permear todos os departamentos da empresa

Novo ano em vista

Edição 301 - 2017-12-01 Novo ano em vista

Essa matéria faz parte da Edição 301 da Revista Guia da Farmácia.