A farmácia deve fazer uma análise dos dados gerais da loja e dos funcionários, sempre partindo do global até o específico
Os resultados do segundo semestre não acontecerão por sorte ou de forma espontânea. Empresas de resultado acreditam na lei da ação e reação, por mais que o mercado seja dinâmico. Nossa postura não pode se limitar a analisar. O projeto consiste em buscar um resultado melhor.
1o. Analise o primeiro semestre pelos indicadores
Essa análise é importante para realizar o diagnóstico do primeiro semestre. Compare com o ano anterior. A ideia é fazer uma análise da situação por meio dos números. Ver o que deu certo e se estamos cumprindo nosso objetivo. Lembrando que fazemos essa análise com os dados gerais da rede, loja e do funcionário, sempre do global, genérico, até o detalhe do vendedor:
• Clientes atendidos;
• Faturamento geral e por categoria;
• Tíquete médio;
• Itens por cupons;
• Venda de serviços;
• Quem mais vendeu, atendeu, ofertou.
2o. Faça um diagnóstico FOFA de sua farmácia
Verifique como foi sua empresa por quatro aspectos: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Essa ferramenta é chamada de FOFA ou análise SWOT (em inglês).
3o. Criando objetivos para o segundo semestre
Se nos itens anteriores, analisamos, diagnosticamos, vamos agora para o próximo passo que é criar os objetivos para o segundo semestre.
A ferramenta a ser utilizada é o SMART. É necessário utilizar um método para não cair no erro de ser apenas uma intenção ou vontade.
S – Específico.
M – Mensurável.
A – Atingível.
R – Relevante.
T – Tempo.
META SMART:
ESPECÍFICO: mensure exatamente e de forma específica as metas de vendas, faturamento e de todos os indicadores que você quer e precisam crescer.
MENSURÁVEL: só posso melhorar naquilo que posso medir. Por isso, você deve colocar os indicadores que serão validados para o segundo semestre. Aqui não cabe por exemplo: “melhorar o tíquete médio”. Porque melhorar não é mensurável.
ATINGÍVEL: metas absurdas de altas e inatingíveis não são ideais. As metas devem estar dentro das possibilidades.
RELEVANTE: as metas para o segundo semestre devem ser motivadoras e não fáceis de alcançar.
TEMPO: coloque as metas dentro do tempo. Trimestralmente, mensalmente.
4º. Qual o plano para alcançar?
Já analisamos, criamos objetivos e agora é a hora de discutirmos sobre o como vamos chegar lá e cumprir as metas estipuladas. Aqui, você deve colocar suas estratégias. O que vai fazer de diferente do primeiro semestre? O que vai ser melhorado? O que vamos manter?
5º. Comunique a equipe
Cada gerente, funcionário, líder, independente do departamento/setor, deve saber a análise que foi realizada, os objetivos e o plano para isso.
Entender que a equipe com propósito ajudará para um segundo semestre ainda melhor. Todos devem saber sua responsabilidade dentro da meta global.
Autor: Marcelo Cristian Ribeiro
Farmacêutico e consultor da Desenvolva Consultoria e Treinamento