fbpx

O panorama da Farmácia Popular no Brasil

Veja os números sobre o programa de saúde pública nacional

Avaliação positiva: o Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é considerado, pelo próprio governo e pelas avaliações feitas em todo o País, como o mais bem-sucedido programa de saúde pública nacional, fato importante em um momento em que são recorrentes as insatisfações e críticas ao atendimento da população.
Desde a criação, já atendeu mais de 43 milhões de brasileiros, o equivalente a cerca de 20% da população do País. A iniciativa já está presente em 80% do Brasil, ou seja, em 4.463 municípios. Ao todo, são disponibilizados 42 produtos, sendo que 26 deles gratuitamente e o restante com descontos que chegam a 90%.

Farmácias participantes: atualmente, em torno de 31 mil unidades estão ativas no Programa. Estima-se que haja outras 50 mil que desejam ingressar no PFPB, o que garante que, caso as unidades atuais não se adequem às novas regras, as demais podem ser autorizadas a ocupar a distribuição dos medicamentos.

Veja Mais

Número de usuários: em média, por mês, o Programa beneficia em torno de 9,8 milhões de pessoas, principalmente àquelas com 60 anos de idade ou mais, que representam cinco milhões do total.
A maior parte dos pacientes atendidos (nove milhões) acessa medicamentos de forma gratuita e os mais dispensados são para tratamento de hipertensão (7,2 milhões) e diabetes (três milhões). Estima-se que o Programa atrai cerca de dez milhões de usuários para os estabelecimentos privados.

Novos credenciamentos: farmácias privadas de alguns municípios poderão se credenciar ao Programa Aqui Tem Farmácia Popular. São eles: Atalaia e Delmiro Gouveia (AL); Parintins e São Gabriel da Cachoeira (AM); Aquiraz (CE); Buriticupu, Cururupu, Lago da Pedra, Vargem Grande e Zé Doca (MA); Curuça, Iguapé-Mirim, Monte Alegre, Portel, Santana do Araguaia e Viseu (PA); Ouricuri (PE); e Nossa Senhora da Glória (SE).

Governo federal reduz valores transferidos ao Programa Aqui Tem Farmácia Popular, mas nega que farmácias participantes terão prejuízos com a proposta. Em contrapartida, associações do setor temem que mudanças inviabilizem a ação

Fonte: Ministério da Saúde (MS)

Terceira idade em destaque

Edição 307 - 2018-06-01 Terceira idade em destaque

Essa matéria faz parte da Edição 307 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.