O rosto marcado pelas rugas e manchas

As rugas e as manchas incomodam conforme a idade chega. Mas com a prevenção e os procedimentos estéticos, as linhas de expressão se tornam suaves e a juventude se faz presente por mais tempo

Conforme o tempo passa, começam a se revelar rugas e linhas de expressão, que denunciam a chegada da idade. E, por mais que esse momento seja inevitável, certos cuidados ajudam a evitar e a diminuir os efeitos que o relógio causa na pele.

Fruto de maior preocupação feminina, as rugas e as manchas podem não ser tão visíveis e incômodas se a mulher tiver hábitos saudáveis, além de incluir os cosméticos corretos em sua rotina.

A dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Dra. Luciana Gasques, explica que as marcas de expressão possuem o nome técnico de rítide. Existem as rítides dinâmicas, que dão outra aparência ao rosto, como susto, felicidade ou raiva. Ou seja, são as marcas que se formam quando há movimentos, principalmente, da testa e dos olhos. Já as rítides estáticas são aquelas de quando a pessoa está parada e, ainda assim, os vincos na pele estão presentes.

“As rugas ou linhas de expressão são marcas causadas pela movimentação repetitiva dos músculos do rosto. São, também, responsáveis pelo surgimento delas: exposição solar exagerada, que desgasta e enfraquece a pele; excesso de movimentação, como franzir os olhos com força sempre que se está exposto à claridade; genética – algumas pessoas têm maior predisposição do que outras para a formação de rugas”, comenta o assessor do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dr. Adriano Loyola.

Para entender como as marcas surgem, é necessário saber que a pele possui duas importantes características: elasticidade (capacidade de resposta à movimentação da musculatura) e plasticidade (aptidão de se moldar novamente ao estado inicial).

Diferentes tipos

MANCHAS

• Melasma: costuma ser grande, irregular e associado à gravidez, apesar de não ser exclusivo de gestantes.

• Queratose seborreica: costuma ser menor e ocorrer em partes com mais oleosidade.

• Lentigo solar: aparece frequentemente com o envelhecimento e deve ser diferenciado do lentigo maligno.

RUGAS

• Rugas da testa: que se formam no meio da testa.

• Rugas de preocupação: formadas entre as sobrancelhas.

• Pés de galinha: parecem pés de galinha ao redor dos olhos.

• Código de barras: se formam abaixo do nariz, na região do buço.

• Bigode chinês: parecem parênteses ao redor da boca. As pregas que se formam do canto do nariz até o canto da boca.

• Linhas de marionete: as pregas que se formam do canto da boca até o queixo.

Fontes: assessor do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dr. Adriano Loyola; e dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Dra. Luciana Gasques

 

Com o passar do tempo, as pessoas perdem a quantidade e qualidade do colágeno (elasticidade), além de diminuir o ácido hialurônico (plasticidade), o que favorece a formação de rugas e da flacidez. Por isso, ao movimentar e contrair o rosto, há o surgimento dessas marcas. A pele jovem, normalmente, volta ao normal, sem rugas, enquanto a madura já tem maior facilidade em produzir esses sinais.

Mas não são apenas as rugas que atormentam, as manchas também podem aparecer em diversos momentos da vida. O Dr. Loyola comenta que existem diferentes tipos de manchas, sendo as mais frequentes as melanoses ou manchas senis, sardas, melasmas, manchas pós-inflamatórias (como as causadas pela acne) e queratoses seborreicas.

Em geral, algumas características chamam a atenção para a possibilidade de câncer de pele, especialmente para o melanoma e, por isso, o paciente deve ter atenção. São eles: assimetria da lesão, bordas irregulares, cores variadas dentro da mesma lesão, diâmetro maior que 6 mm e crescimento da lesão.

Os principais vilões…

Ainda que o aparecimento de imperfeições seja inevitável, alguns fatores ambientais podem piorar a ação do tempo. “Rugas aparecerão mais cedo ou mais tarde, é natural e bonito. Esse é o envelhecimento intrínseco, todo mundo passa por ele, é genético e faz parte do funcionamento normal do organismo. O envelhecimento extrínseco depende do ambiente e do estilo de vida, decorre da poluição, estresse, tabagismo, sedentarismo ou atividade física excessiva, exposição à radiação ultravioleta (UV) desprotegida. Ele é acelerado, cruel e inestético”, alerta a Dra. Luciana.

De acordo com a SBD, três dos principais impulsionadores do envelhecimento extrínseco, são:

Radiação solar: atua causando queimaduras e o fotoenvelhecimento. Diversas alterações de pigmentação da pele são provocadas pela exposição solar, como manchas, pintas e sardas. A pele fotoenvelhecida é mais espessa, algumas vezes amarelada, áspera e manchada e há maior número de rugas.

Tabaco: quem fuma tem marcas acentuadas de envelhecimento. Isso acontece porque o calor da chama e o contato da fumaça com a pele provocam o envelhecimento e a perda da elasticidade cutânea. Mais do que isso, o fumo diminui o fluxo sanguíneo da pele, prejudicando a oxigenação dos tecidos, contribuindo para o envelhecimento da pele e para a formação de rugas. Rugas acentuadas ao redor da boca são muito comuns em fumantes.

Álcool: altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento. A exceção é o vinho tinto que, se consumido moderadamente, tem ação antirradicais livres, pois é rico em flavonoides e em resveratrol, potentes antioxidantes.

…e os super-heróis

Como cada pessoa responde, naturalmente, de uma maneira diferente, não existe uma idade correta para começar a se cuidar. Na pele negra, por exemplo, demoram mais a aparecer marcas devido à fibra colágena, que é mais densa, além da fotoproteção natural, enquanto a clara está mais exposta às marcas.

“O ideal é cuidar desde cedo do rosto para que os sinais do envelhecimento demorem mais a aparecer. O tratamento iniciado aos 30 anos de idade reduz em 50% as rugas aos 60 anos da idade, enquanto os tratamentos iniciados aos 40 anos de idade diminuem em 35% as rugas aos 60 anos de idade”, frisa o assessor da SBD.

A Dra. Luciana complementa lembrando que as pessoas com problemas de acne devem tratar desde a adolescência, para evitar as cicatrizes, que são muito difíceis de resolver. A partir dos 25 anos da idade, inicia-se a prevenção do envelhecimento, que é sempre melhor do que somente corrigir as consequências.

O principal aliado, nesse caso, é o protetor solar. Ele reage quimicamente com os raios UV, bloqueando-os. Auxilia na prevenção de diferentes tipos de cânceres e retarda os efeitos do envelhecimento. Mas, para isso, é preciso que a pessoa use o produto de maneira correta.

“Fotoprotetor não dura o dia todo, portanto, deve ser aplicado, no mínimo, três vezes ao dia. O uso é importante até em lugares fechados, já que luz visível (luz de lâmpada, computador, televisão e celular) é uma das causadoras do melasma”, acentua a dermatologista da SBD e SBCD.

Para quem começa a sofrer com as marcas, alguns tratamentos estéticos também ajudam. É o caso da toxina botulínica (mais conhecida como botox), que costuma ajudar a suavizar as marcas da testa e dos olhos, desde que não estejam muito profundas. Já os sulcos e linhas muito profundos, como o bigode chinês, costumam ser tratados com ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio associados ao tratamento com colágeno.

Já os procedimentos dermatológicos que removem a camada mais superficial da pele, estimulando a troca de pele para proliferação de colágeno são lasers, peelings e microagulhamento. Nesse caso, a indicação é de que sejam feitos no inverno, diferente dos procedimentos realizados através da pele, em que não há restrição de época do ano. 

Foto: Shutterstock

Inovação é chave do sucesso

Edição 304 - 2018-03-01 Inovação é chave do sucesso

Essa matéria faz parte da Edição 304 da Revista Guia da Farmácia.