Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Matéria»Importância de ter um planejamento
    Em debate

    Importância de ter um planejamento

    Luiz MeloPor Luiz Melo17 de outubro de 2016Atualizado em:19 de outubro de 2017Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Um artigo que me chamou muito a atenção, escrito por Stephen Kanitz, em 1998, intitulado Iniciativa e o poder da acabativa, dizia que, para o Brasil começar a dar certo, seria preciso procurar valorizar mais os brasileiros com a capacidade de implantar ideias. Era uma reflexão sobre as pessoas com capacidade de gerar ideias (iniciativa), mas que quando o assunto era implantá-las (acabativa), suas limitações vinham à tona. E isso nunca esteve tão atual no cenário brasileiro.

    Em geral, sabe-se muito sobre a criação da estratégia, mas muito pouco sobre o seu real funcionamento. 

    Já trabalhei em empresas em que constatei que haviam sido gastos algumas centenas de milhares de reais com consultorias preocupadas em focar na revisão de estratégia, posicionamento, missão, visão, valores, em realizar convenções com apelos motivacionais, mas que, praticamente, nada tinham deixado de legado de como implantar a estratégia que eles mesmos haviam redesenhado.

    Observei por lá que havia muito pensamento abstrato e, praticamente, nada dedicado à parte que une a implantação ao processo contínuo de monitoramento da implantação da estratégia. Se execução é essencial para o sucesso, por que as organizações não dedicam tempo suficiente quando se trata em desenvolver uma abordagem pragmática que as conduzam na direção de resultados estratégicos importantes?

    Um planejamento frágil gera um processo de implantação frágil. A execução de uma estratégia e de um planejamento insuficientes é a garantia de que o resultado final será desastroso. Parte dessa história, com o fim já conhecido no início, pode ser atribuída ao vício intrínseco de se pensar estratégia, planejamento e execução como partes e não como a própria essência do trabalho. É até mesmo comum, em certas empresas, uma forte cultura da departamentalização, ou seja, cada um em sua caixinha num processo que combina má comunicação com mau gerenciamento da implantação. 

    A má comunicação começa com a cúpula da empresa, que se incumbe em formular a estratégia e repassá-la adiante em um processo contínuo de repasses para os departamentos envolvidos na implantação. E como executar não é algo que os pensadores das empresas estejam acostumados a fazer… 

    Execução é algo que se aprende na “escola da vida real”, e os caminhos que levam a resultados bem-sucedidos vêm acompanhados de erros e frustrações, como disse Lawrence Hrebiniak no livro Execução – Fazendo a Estratégia Funcionar.

    O saber fazer é algo tão importante quanto o saber pensar e se faz necessário, para o bem dos negócios, que haja uma maior integração dos “fazedores” e dos planejadores com aqueles responsáveis pela formulação da estratégia, pois um projeto que não é aplicável na prática se assemelha muito àquele ditado chinês que diz que: “Quem sabe e não faz, no fundo, não sabe”. Muito apropriado para os dias de hoje.

    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Luiz Melo
    • Website

    Especialista em Gestão de Produtos & Supply-Chain e sócio diretor da 360 Varejo

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Dengue avança em SP e acende alerta para prevenção o ano todo

    12 de junho de 2025

    Libbs busca startups e empresas de inovação radical

    11 de junho de 2025

    Farma Conde tem 13 unidades funcionando 24 horas

    11 de junho de 2025

    Pague Menos anuncia calendário do Hub de Saúde para junho

    11 de junho de 2025

    Vida Veg lança linha infantil e entra no canal farma

    11 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.