Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Matéria»Tecnologia ajuda farmácias a fidelizar consumidores

    Tecnologia ajuda farmácias a fidelizar consumidores

    Rogerio VieiraPor Rogerio Vieira18 de julho de 2018Nenhum comentário2 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    shutterstock 1136308583
    shutterstock 1136308583
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Fidelizar clientes sempre foi um desafio no mercado brasileiro. E quando o assunto é farmácias, o cenário não é diferente. Como o número de drogarias vem aumentando, a concorrência fica mais acirrada, tornando o processo de fidelização ainda mais difícil.

    Uma das ferramentas centrais – os programas de fidelidade – tem se mostrado essencial para o sucesso até mesmo das farmácias de bairro ou de pequenas cidades. Bastante flexíveis, esses programas podem ser implementados em diversos formatos e níveis de complexidade, desde um sistema de pontuação que dá direito a brindes a um que ofereça melhores condições de pagamento para medicamentos de uso contínuo, por exemplo.

    Mas certamente há uma coisa que todos os programas de fidelidade bem-sucedidos têm em comum: o profundo conhecimento do público-alvo.

    Na prática, deve ser capaz de relacionar as preferências dos clientes e criar benefícios minimamente personalizados, usando informações, como sexo, idade, grau de instrução, frequência e histórico de compra, endereço e outras variáveis.

    A boa notícia é que os softwares modernos auxiliam os donos de farmácias a atingir mais facilmente esse objetivo, por mapearem com baixo esforço os pontos de contato entre o cliente e a farmácia e cruzarem informações facilmente.

    E o melhor de tudo: os clientes afirmam que gostam desse tipo de ação.

    Uma recente pesquisa do Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC) mapeou a opinião dos consumidores sobre os programas de fidelidade e mostrou que 56% dos consumidores valorizam esses programas no caso de drogarias.

    E se bem implementados, esses programas trazem benefícios para ambos os lados: para a farmácia, com o aumento do tíquete médio e captura de informações sobre os seus clientes e para os consumidores, com os descontos e ofertas individualizados.

    Com a tecnologia disponível hoje, é possível implantar programas eficientes, controlar o retorno com indicadores de performance e ampliar muito a chance de rentabilizar as iniciativas de fidelização.

    É a tecnologia empoderando as farmácias com programas que permitem oferecer uma experiência de compra personalizada para cada grupo de clientes, organizar ofertas e descontos.

    É a oportunidade única de oferecer o produto certo para o cliente ideal no momento perfeito. É certamente uma receita com grandes chances de sucesso e que toda farmácia moderna deveria seguir.

    consumidores farmácias fidelização
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Rogerio Vieira

    Diretor do Segmento de Farmácias na Linx.

    Posts Relacionados

    Ministério da Saúde critica projeto de venda de medicamento sem receita em supermercado

    12 de junho de 2025

    Abrafarma divulga ranking das redes de farmácias associadas

    12 de junho de 2025

    Drauzio Varella critica projeto de venda de MIPs em supermercado

    28 de maio de 2025

    CFF alerta farmacêuticos para reforçar a vigilância contra a Mpox

    30 de abril de 2025

    Farmácia Popular: o que você precisa saber sobre a Renovação do Credenciamento

    16 de abril de 2025

    Amazon e Walmart redesenham o setor de farmácias nos EUA

    8 de abril de 2025
    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Mortes causadas por gripe sobem 127% em São Paulo em 2025

    13 de junho de 2025

    Novas regras para dispensação de medicamentos sujeitas à retenção da receita passam a valer em 23/06

    13 de junho de 2025

    Esquecimento e confusão mental na menopausa? Entenda as razões

    13 de junho de 2025

    Colorama lança Coleção Retrô

    13 de junho de 2025

    RD Saúde abre mais de 3 mil vagas em todo Brasil

    13 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.