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Tecnologia ajuda farmácias a fidelizar consumidores

Na prática, um bom programa deve ser capaz de relacionar as preferências dos clientes e criar benefícios minimamente personalizados

Fidelizar clientes sempre foi um desafio no mercado brasileiro. E quando o assunto é farmácias, o cenário não é diferente. Como o número de drogarias vem aumentando, a concorrência fica mais acirrada, tornando o processo de fidelização ainda mais difícil.

Uma das ferramentas centrais – os programas de fidelidade – tem se mostrado essencial para o sucesso até mesmo das farmácias de bairro ou de pequenas cidades. Bastante flexíveis, esses programas podem ser implementados em diversos formatos e níveis de complexidade, desde um sistema de pontuação que dá direito a brindes a um que ofereça melhores condições de pagamento para medicamentos de uso contínuo, por exemplo.

Mas certamente há uma coisa que todos os programas de fidelidade bem-sucedidos têm em comum: o profundo conhecimento do público-alvo.

Na prática, deve ser capaz de relacionar as preferências dos clientes e criar benefícios minimamente personalizados, usando informações, como sexo, idade, grau de instrução, frequência e histórico de compra, endereço e outras variáveis.

A boa notícia é que os softwares modernos auxiliam os donos de farmácias a atingir mais facilmente esse objetivo, por mapearem com baixo esforço os pontos de contato entre o cliente e a farmácia e cruzarem informações facilmente.

E o melhor de tudo: os clientes afirmam que gostam desse tipo de ação.

Uma recente pesquisa do Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC) mapeou a opinião dos consumidores sobre os programas de fidelidade e mostrou que 56% dos consumidores valorizam esses programas no caso de drogarias.

E se bem implementados, esses programas trazem benefícios para ambos os lados: para a farmácia, com o aumento do tíquete médio e captura de informações sobre os seus clientes e para os consumidores, com os descontos e ofertas individualizados.

Com a tecnologia disponível hoje, é possível implantar programas eficientes, controlar o retorno com indicadores de performance e ampliar muito a chance de rentabilizar as iniciativas de fidelização.

É a tecnologia empoderando as farmácias com programas que permitem oferecer uma experiência de compra personalizada para cada grupo de clientes, organizar ofertas e descontos.

É a oportunidade única de oferecer o produto certo para o cliente ideal no momento perfeito. É certamente uma receita com grandes chances de sucesso e que toda farmácia moderna deveria seguir.

Terceira idade em destaque

Edição 307 - 2018-06-01 Terceira idade em destaque

Essa matéria faz parte da Edição 307 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Rogerio Vieira

Diretor do Segmento de Farmácias na Linx.