Netfarma investe em Inteligência Artificial para aumentar vendas

Ferramenta monitora o comportamento do consumidor

A farmácia on-line Netfarma investirá R$ 20 milhões nas áreas comercial e de marketing, 70% a mais do que no ano passado, além de apostar em inovações tecnológicas para melhorar a experiência dos consumidores, e assim, alavancar as vendas do e-commerce.

Dentre as estratégias da empresa está a implantação de Inteligência Artificial (IA), associada ao Big Data, adotada no fim de 2017, o que gerou um crescimento de 30% na conversão, amparado na melhora do tráfego.

A ferramenta foi desenvolvida pela Biggy e monitora o comportamento de navegação do consumidor dentro do site, oferecendo sugestões de produtos relacionados às suas buscas, cliques e compras. “Por meio de machine learning e big data, conseguimos extrair esses dados e transformá-los em informação relevante para engajar clientes e ampliar as oportunidades de negócio do e-commerce”, explica o CTO da Biggy, Alan Prando.

Para o CTO e CMO da Netfarma, Homero Romão Filho, ainda há bastante espaço para crescer, já que o canal farma corresponde a 4,5% do total de vendas no comércio eletrônico, segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). “Estamos otimistas porque atuamos em um segmento que cresce no mundo. Além disso, a economia começa a reagir e vemos essa movimentação com bons olhos”, afirma o executivo.

Nos próximos seis meses, o e-commerce deve implementar uma ferramenta de Dynamic Pricing, que auxilia os varejistas a responder, em tempo real, a mudanças no preço da concorrência, na demanda do produto e nas condições do mercado. Isso ajuda a melhorar a renda, as margens e a fidelidade do consumidor, permitindo monitorar a recorrência de compra do cliente.

Fonte: Assessoria de Imprensa Netfarma (Oliver Press)
Foto: Shutterstock

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