fbpx

Oferta de produtos para a saúde cresce 11,4% em três anos

Somente em 2018, a Anvisa aprovou e regularizou 5.780 itens

A oferta de produtos para a saúde no mercado nacional está em alta. De acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), somente em 2018 foram aprovados um total de 5.780 itens, o que correspondeu à regularização de quase 16 produtos por dia. Além do grande volume de aprovações concedidas pelo órgão, o número também representou um crescimento de 11,4% em apenas três anos (2016-2018).

Os produtos para a saúde, também conhecidos como dispositivos médicos, são aqueles utilizados na realização de procedimentos médicos, odontológicos, fisioterápicos, para fins de diagnóstico, tratamento, reabilitação ou monitoramento de pacientes. Portanto, o aumento de itens regularizados no País possibilita, na prática, mais acesso dos serviços de saúde e da população a novas opções de produtos no mercado.

Veja Mais

Ampliação da oferta

De 2016 a 2018, a quantidade de pedidos de regularização de novos produtos teve incremento de 27%, enquanto que a de pós-registro (alterações, revalidações, transferência de titularidade, entre outros) aumentou em 35%. Já a quantidade total de petições encaminhadas para análise subiu 33% entre 2016 e 2018. Somente no ano passado, a Anvisa recebeu cerca de 22 mil petições referentes a produtos para a saúde. Essa demanda equivale à necessidade de analisar cerca de 60 petições por dia, incluídos os sábados, domingos e feriados. Portanto, representou um grande desafio para o órgão.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Anvisa registra novo genérico para combater infecções

Deixe um comentário