fbpx

Fiz redução de estômago com desvio de intestino. Com o medicamento, a liberação é mais lenta. Tomando vai ter a mesma eficácia? O intestino tem que dissolver todo o comprimido ou só o revestimento?

De acordo com estudos científicos, a cirurgia bariátrica reduz a capacidade gástrica e a superfície intestinal, interferindo na absorção de nutrientes e medicamentos, alterações fisiológicas e metabólicas.

As formas farmacêuticas sólidas, como comprimidos, cápsulas e drágeas precisam do ácido gástrico presente no estômago para liberação do fármaco, visto que a cirurgia reduz a capacidade gástrica. Pode-se concluir que o ácido gástrico sofre redução também, então, estas formas farmacêuticas devem ser pequenas para uma melhor absorção. Mas, a melhor opção de tratamento são os fármacos de liberação imediata, ou seja, injetáveis, soluções orais (formas farmacêuticas líquidas), orodispersíveis ou sublinguais, assim, atuarão diretamente na corrente sanguínea.

O ideal é que converse com seu médico ou farmacêutico para que encontrem o tratamento ideal para o seu quadro.

Foto: Shutterstock

Fonte: Guia da Farmácia

Essa pergunta foi realizada através do Guia da Farmácia Responde!
Envie também seus questionamentos e dúvidas para serem respondidos por consultores especializados e publicados aqui no portal Guia da Farmácia.

Ver dúvidasEnviar dúvida

Deixe um comentário